22 de maio de 2021

Cidade Viva: programa irá requalificar setores da economia em Arapiraca

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

O centro comercial de Arapiraca está recebendo um conjunto de ações estruturantes para reforçar ainda mais vocações econômicas, que inclui a valorização e ordenamento dos espaços públicos, a fim de fortalecer todas as atividades produtivas. Isso se dará com a implantação do Cidade Viva, programa idealizado com o propósito de fomentar os negócios e atrair novos empreendimentos.

A ideia, segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico Rosa Lira, responsável por suas estratégias de lançamento, vai criar um ambiente inovador e sustentável tanto para os lojistas, como também para os vendedores ambulantes que trabalham no centro de Arapiraca.

“O momento é de ressignificar, de retomada de negócios, de reinvenção para novos mercados e de muita ousadia, uma característica comum aos nossos empresários”, falou Rosa.

A iniciativa responde a uma solicitação do prefeito Luciano Barbosa, que propôs um levantamento completo e um diagnóstico acerca da economia existente e das atividades produtivas na cidade de Arapiraca, com ênfase no centro comercial.

A implantação do Programa Cidade Viva tem diversos objetivos, dentre eles melhorar a alocação dos vendedores ambulantes no centro de Arapiraca, por meio da desocupação ordenada das calçadas e vias públicas para espaços com estrutura adequada conforme as necessidades de cada segmento.

O leque de ações inclui também a adoção de projetos como o Centro Novo, requalificação da Praça Deputado Marques da Silva, implantação de bicicletário, postes inteligentes, sinalização turística, programas de mobilidade, implantação de internet livre, videomonitoramento, colocação de totens, coleta seletiva do lixo, modernização dos espaços públicos, acessibilidade, padronização das calçadas, criação da Zona Azul e ordenamento do trânsito, entre outras ações.

Linhas de crédito

Rosa Lira também esclarece que o setor produtivo terá acesso a linhas de crédito, além de treinamentos e cursos de capacitação para dinamizar e fortalecer ainda mais os negócios.

A secretária adianta que todos os passos estão sendo adotados de forma transparente, com a participação dos ambulantes, lojistas, agência de fomento como o Sebrae e demais representantes da sociedade de Arapiraca, a exemplo da CDL, ABRASEL, Sindilojas, Centro Novo, dentre outros.

O Programa Cidade Viva prevê ainda a disponibilidade de espaços públicos com infraestrutura ampliada, a exemplo da colocação de boxes no Mercado Público, Mercado do Artesanato, Mercado Verde, Feira da Fumageira e Shopping Popular para que os vendedores ambulantes possam comercializar os seus produtos de forma organizada e com total assistência.

“Com a participação e fala dos representantes do setor econômico, que abriga desde empresários a ambulantes, iremos criar a ambiência adequada para que Arapiraca seja ainda mais forte e desenvolvida”, falou a Secretária.

Autor: Monica Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *