24 de abril de 2021

Prefeitura estuda implantar plano de ação para acolhimento a carroceiros

Manter a cidade limpa e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população são algumas das atribuições do plano de acolhimento para carroceiros.

Em reunião, nesta sexta-feira (23), foi criado um grupo para programar e realizar ações de conscientização e orientação a comunidade. Estiveram presentes representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, além da Saúde, através do Centro De Controle De Zoonoses.

A ação tem o objetivo de reorganizar o tráfego de veículos de tração animal e combater o descarte irregular de lixo. Na programação, terão palestras, debates, oficinas, ações educativas, fiscalização, vistorias nas carroças e um estudo técnico para implementação de mais Ecopontos, além de um apoio social aos profissionais.

“O acolhimento aos carroceiros é uma preocupação do prefeito e essa é uma pauta bastante discutida. Com a integração da SMTT e Seduma na fiscalização e o apoio das demais secretarias podemos solucionar esse problema.

O apoio e cooperação da população também é muito importante”, declarou o superintendente da SMTT, Josenildo de Souza.

Crime Ambiental

A prática de jogar entulho ou lixo na via pública constitui crime previsto em lei. Além de deixar a cidade com aspecto feio e sujo, o descarte irregular de resíduos sólidos é caracterizado como crime ambiental.

Desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa, já foram recolhidas, em caráter emergencial, mais de 20 mil toneladas de entulhos e outros materiais em diversos locais de Arapiraca, através de carroceiros, carros de passeio e caminhões.

O projeto “Nossa Arapiraca Limpa ” também prevê a circulação de fiscais para detectar os pontos de descarte irregular com a notificação tanto dos donos dos terrenos quantos dos moradores que foram pegos ou denunciados cometendo o crime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *