31 de março de 2021

Quem tomou primeira dose da vacina contra Covid-19 deve ficar atento a data para a segunda dose

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A vacinação do grupo prioritário segue de vento em popa em Arapiraca. Por aqui, mais de 18 mil doses já foram aplicadas, dando esperança para os moradores da Capital do Agreste.

Mas, atenção! É muito importante entender que a imunização só é completa com a aplicação da segunda dose. Ou seja, quem tomou a primeira, deve ficar atento a data estipulada no Cartão de Vacinação para tomar a segunda dose, que vai depender da recomendação do fabricante.

Arapiraca, atualmente, está aplicando dois tipos de vacina: Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Cada uma delas tem suas particularidades. E o intervalo entre as doses é estipulado pelos próprios fabricantes.

Quem tomou a primeira dose da Coronavac, por exemplo, precisa ficar atento que a segunda dose será aplicada 21 dias após a primeira.

Já a AstraZeneca, o tempo entre a primeira e a segunda dose é bem mais, são 90 dias. Então, é muito importante olhar o Cartão de vacinação, pois lá estará discriminado a data correta para retorno e aplicação do complemento imunológico.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, a procura pela segunda dose está baixa e isso tem gerado preocupação.

“A imunização completa só se dá com as duas doses da vacina e muitos idosos que tomaram a Coronavac, cujo intervalo é de apenas 21 dias, não retornaram para aplicação da segunda dose. Pedimos que os familiares fiquem atentos ao prazo estabelecido no Cartão de Vacinação que é entregue no momento de aplicação da primeira dose.

É importante deixar claro que, mesmo após o recebimento das duas doses das vacinas, o cumprimento das medidas de prevenção ainda são necessários, para minimizar a proliferação do vírus em Arapiraca.

Pontos de Vacinação

Neste momento, Arapiraca está vacinando pessoas com idades a partir de 63 anos, e profissionais de saúde. A aplicação ocorre em três pontos da cidade. São eles:

– Sesc Arapiraca, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 18h;
– Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h;
– Ginásio do Centro de Educação Integral, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *