1 de fevereiro de 2021

Arapiraca dá início a vacinação de idosos a partir de 85 anos

Fotos: Pablício Vieira

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na tarde desta segunda-feira (1º) à vacinação dos idosos acima de 85 anos. O primeiro ponto de vacinação está funcionando no Sesc Arapiraca.

Arapiraca recebeu 1680 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, destinada a esse grupo prioritário. Para evitar filas e aglomerações, a prefeitura resolveu vacinar os idosos de forma gradativa e por área da cidade.

“Os primeiros a serem vacinados nesta etapa foram os idosos com mais de 85 anos cadastrados pelo 3º Centro de Saúde. São moradores do bairro Santa Edwiges. Todos os dias, os idosos de uma nova UBS serão vacinados. Isso vai evitar filas e mantê-los seguros”, disse ela.

O cadastro dos idosos está sendo feito pelos próprios postos de saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que já possuem contato próximo com as famílias. De acordo com a coordenadora, 1.157 idosos já foram cadastrados, sendo 915 residentes na zona urbana e 242 na zona rural.

“Este número deve aumentar nos próximos dias, já que o cadastro segue sendo feito pelos agentes de saúde. Os idosos que moram em áreas descobertas serão vacinados por agendamento”, explicou a enfermeira Mônica Suzy.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação que está sendo realizada no Sesc é destinada para os moradores da zona urbana. Os moradores da zona rural serão imunizados a partir de quarta-feira (4), com a ajuda de equipes volantes que irão até as comunidades rurais.

“Já os idosos acamados ou com alguma outra enfermidade que impossibilite a locomoção, estes serão vacinados em suas residências, através das equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar, o SAD”, concluiu.

Ex-vereador foi o primeiro a receber a dose da vacina

O primeiro a receber a vacina de Oxford/Astrazeneca em Arapiraca foi o ex-vereador Jorge Pereira de Oliveira, conhecido na Capital do Agreste como Jorge Ulisses. Ele, que tem 89 anos de idade, estava bastante ansioso para receber a primeira dose da vacina.

Jorge Ulisses foi vereador por Arapiraca por dois mandatos, em 1970 e 1976.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *