21 de janeiro de 2021

Profissionais da linha de frente são os primeiros a receberem a vacina contra à Covid-19 em Arapiraca

Fotos: Pablício Vieira/Ascom PMA

O brilho de esperança nos olhos dos profissionais de Saúde de Arapiraca foi o destaque que marcou o início da vacinação contra à Covid-19 na Unidade Sentinela Municipal, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, localizado no bairro Santa Edwiges.

O momento histórico foi o pontapé inicial do processo de imunização da população de Arapiraca, que, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, neste primeiro momento vai ser direcionado para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

A secretária Municipal de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca, agradeceu aos profissionais de saúde por toda a dedicação durante a pandemia e destacou o trabalho desenvolvido na Unidade Sentinela de Arapiraca.

“Essa equipe tem se dedicado desde o início da pandemia para salvar vidas e temos conseguido isso. Hoje é um dia muito importante para agradecer a Deus pela oportunidade de podermos nos vacinar”, disse a profissional de Saúde.

Luciana Fonseca também falou sobre a importância de propagar informações verdadeiras acerca da vacina. “Todo processo de criação de vacina passa por etapas criteriosas e confiáveis. Esperamos que, muito em breve, possamos vacinar toda a população de Arapiraca”, continuou a médica.

A primeira profissional da Unidade Sentinela a ser vacinada foi Jane Dionila da Silva, de 34 anos, que exerce a função de manutenção de ambientes. Ela trabalha no estabelecimento de saúde desde o início das atividades, em março de 2020, e é bastante querida e admirada pelos colegas, por causa do seu compromisso e a alegria com a qual trabalha diariamente.

Para ela, foi uma emoção muito grande ser escolhida como a primeira a receber a vacina. “É uma honra muito grande ser a primeira a receber a vacina aqui na Unidade Sentinela, que acabou se tornando uma segunda casa para mim. Precisamos olhar para frente com esperança e lutar, ainda mais, pela vida do próximo, porque a batalha ainda não acabou”, disse Jane Dionila.

O prefeito Luciano Barbosa não pôde estar presente na cerimônia de início da vacinação, por estar em Brasília articulando recursos para o desenvolvimento de Arapiraca, mas encaminhou uma mensagem dando destaque à importância da valorização da ciência e dos profissionais da Saúde. “A ciência está salvando à humanidade. Em Arapiraca, nós sempre estivemos nas mãos de bons profissionais de Saúde, que colocaram suas vidas em perigo para salvar as nossas, portanto é muito justo que eles sejam os primeiros a terem acesso à imunização. Vamos continuar com esse trabalho até que todos estejam vacinados. Parabéns, Arapiraca. Deus ouviu as nossas preces”, disse o gestor arapiraquense.

De acordo com o Grupo de Trabalho responsável pelas ações de combate à pandemia e, agora, pelo fluxo de imunização do Município, além da Unidade Sentinela, também vão ser vacinados através da equipe municipal, os profissionais de Saúde do Pronto Atendimento Municipal, do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, ala Covid do Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), e idosos que moram em abrigos institucionais e seus cuidadores.

Arapiraca recebeu 1.646 doses para atender o grupo prioritário nesta primeira etapa de vacinação em Arapiraca.

De acordo com o GT, a partir da chegada gradativa de novas doses, outros públicos serão vacinados, levando em consideração os critérios estabelecidos nos Planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *