28 de janeiro de 2021

Mobilidade urbana: jovem arquiteto entrega TCC ao prefeito Luciano

Ruan Victor recebeu orientação da professora da Ufal e secretária de Desenvolvimento Urbano Simone Romão

Fotos: Pablício Vieira/Ascom PMA

“Como nascem os congestionamentos: condições que levaram as cidades à dependência do automóvel”. Esse é o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura e Urbanismo do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), produzido pelo arapiraquense Ruan Victor Amaral Oliveira.
No início da noite desta quarta-feira (27), o jovem arquiteto esteve no Centro Administrativo Municipal e entregou o trabalho ao prefeito Luciano Barbosa.
Acompanhado da professora-orientadora Simone Romão, atual secretária de Desenvolvimento Urbano de Arapiraca, Ruan Victor disse que o TCC durou mais de um ano para ser concluído.
A namorada e estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo no campus da Ufal em Arapiraca, Maria Vitória também ajudou na elaboração do documento, que contém uma entrevista com o prefeito Luciano Barbosa.
“Nesse trabalho, falo da mobilidade urbana e como as cidades se desenvolveram em função dos carros. Isso vem acarretando muitos problemas e fizemos uma revisão histórica, com a consulta a várias referências teóricas e urbanistas de renome, além do site Caos Planejado”, relatou.
No encontro com o prefeito Luciano Barbosa, o jovem arquiteto disse que seu trabalho pode ampliar a discussão sobre esse problema que afeta as cidades de médio e grande porte no Brasil.
Para a secretária de Desenvolvimento Urbano de Arapiraca e professora-orientadora da Ufal,  Simone Romão, o que fica do aprendizado é que a mobilidade urbana é um tema muito importante que as pessoas precisam ter mais sensibilidade e os gestores adotarem um planejamento urbano mais voltado à qualidade de vida das pessoas. “Outro fato importante é essa abertura entre a gestão e a academia, no caso a universidade “, frisou.
O prefeito Luciano Barbosa parabenizou o jovem arquiteto Ruan Victor pelo TCC, afirmando que vai analisar o trabalho acadêmico e ver em que parte ele pode ajudar a gestão melhorar a mobilidade urbana e a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *