30 de dezembro de 2020

SMTT instala 35 abrigos de ônibus, semáforo na AL-115 e reforça sinalização viária

 

(Foto: Arquivo SMTT)

Proporcionar bem-estar à população e segurança na espera por um transporte público. Com este propósito e por determinação da prefeitura Fabiana Pessoa, o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), José Willians Lopes de Lima, providenciou a instalação de 35 abrigos de ônibus de concretos e metálicos, nestes quatro meses da atual gestão.

Na zona rural foram instalados 20 abrigos, contemplando e beneficiando povoados como os sítios Fernandes e Capim, e na zona urbana foram instalados 15 abrigos, que foram distribuídos na região central e alguns bairros de Arapiraca, como Baixa Grande, Eldorado, Brisa do Lago, entre outros, a exemplo dos abrigos metálicos em frente ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no bairro Arnon de Melo.

“A determinação da prefeita Fabiana Pessoa e a providência da SMTT foram fundamentais para levarmos mais segurança e proporcionar bem-estar à população que depende do transporte público e ficava debaixo de sol e chuva à espera de um ônibus. Agora a situação é mais confortável”, declarou José Willians.

O superintendente da SMTT ainda frisou que há anos que a população arapiraquense, principalmente da zona rural, aguardava por um abrigo na localidade em que moram. Cada abrigo tem o nome da região em que foi instalado, identificado àquela localidade.

“A identificação da localidade é muito importante porque as pessoas que não moram naquela região poderá se localizar e os moradores também se sentem beneficiados com esta iniciativa do poder público”, ressaltou José Willians.

Povoados como Bananeiras, Cangandu, Fernandes, Vila São José, Baixa da Onça e no bairro Guaribas, no início da AL-485, no Distrito Industrial, além de outras localidades como Bálsamos, Taboquinha, Carrasco e outros.

Além dos abrigos de ônibus, a SMTT priorizou a recuperação da malha viária da zona rural de Arapiraca com os serviços da patrol, beneficiando as comunidades de Poço de Pedra, Cangandu, Bananeiras, Vila São José, Capim, Canaã e bairros da cidade como Bom Sucesso, Massaranduba e Planalto onde existem corredores de ônibus.

“Esta foi uma das ações que beneficiaram praticamente todas as comunidades rurais e urbanas de Arapiraca por onde passam os corredores de ônibus, preservando a manutenção desses veículos e melhorando a qualidade do transporte público da cidade”, disse José Willians.

Solicitação das comunidades

(Foto: Arquivo SMTT)

Outra solicitação envolvendo várias comunidades como as dos bairros Boa Vista e Batingas, além da região do Distrito Industrial de Arapiraca, por exemplo, foi a instalação do semáforo no cruzamento da AL-115 com a Avenida Vereador João Saturnino de Almeida.

Os serviços executados em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) tiveram início no primeiro mês da gestão da prefeita Fabiana Pessoa, que logo determinou a instalação da sinalização para facilitar a travessia da AL-115 e proporcionar segurança viária para condutores e pedestres. O DER cedeu os prismas e a sinalização vertical.

“Esta foi uma ação importante e que já era solicitada há anos pela população, uma vez que acidentes já foram registrados naquele cruzamento e com os estudos técnicos da equipe do Departamento de Infraestrutura concluiu que deveria ser instalado um semáforo com toda a sinalização vertical e horizontal, com a utilização de prismas para garantir um trabalho seguro para todos”, avaliou José Willians Lopes de Lima.

As ações da SMTT no período de setembro a dezembro, pontuando a curta gestão da prefeita Fabiana Pessoa, mostrou uma evolução na execução de serviços de revitalização de sinalização pontual na cidade e nos pontos de táxi e mototáxi, a exemplo, dos existentes no Largo Dom Fernando Gomes, no Marco Zero de Arapiraca, local da fundação da Capital do Agreste, pelo desbravador e pioneiro Manuel André.

Entre os serviços realizados pela equipe de Sinalização do órgão municipal, destacam-se a revitalização da sinalização horizontal e vertical, como lombadas e faixas de pedestres, em diversas áreas da região central de Arapiraca e em bairros como Eldorado, Baixa Grande, Brasiliana, Brasília, Jardim Tropical, Alto do Cruzeiro, entre outras localidades da cidade.

Para contribuir como fluxo de veículos ao longo da Rua Maurício Pereira e desafogando o trânsito para a região do Mercado Público Municipal, a SMTT trabalhou na redução dos tempos semafóricos da sinalização do cruzamento das ruas Maurício Pereira e Santos Dummont, entre os bairros Centro e Baixão.

Travessia para pedestres

(Foto: Arquivo SMTT)

No final de dezembro, a SMTT executou e entregou duas travessias para pedestres no cruzamento das ruas Maurício Pereira e Expedicionário Brasileiro, entre os bairros Centro, Eldorado e Baixão, para facilitar a travessia, beneficiando os transeuntes da Praça Padre Cícero e do ponto das vans com destino aos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios e outras cidades do Agreste de Alagoas.

“As travessias estão facilitando a vida das pessoas que circulam naquela área e principalmente para que vão utilizar o terminal de passageiros das vans, além de beneficiar pessoas idosas”, ressaltou José Willians.

A SMTT também revitalizou a rampa para cadeirante e construiu uma nova para o acesso à Praça Padre Cícero, no bairro Eldorado.
“A revitalização das faixas de pedestres também é importante para disciplinar os condutores e facilitar a passagem dos transeuntes pela Rua Maurício Pereira, em que o fluxo de veículos é intenso”, frisou o superintendente da SMTT.

Serviço pontual
A SMTT também revitalizou a sinalização do Centro Administrativo Antônio Rocha, sede oficial da Prefeitura de Arapiraca, demarcando vagas especiais e disciplinando o estacionamento interno da prefeitura.

Outro serviço interno e de importância relevante para o transporte público de passageiro foi a prorrogação do prazo de renovação de licença dos permissionários como táxi, mototáxi e outros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *