24 de dezembro de 2020

Limpeza, manutenção de vias e iluminação deixam Arapiraca mais bonita na gestão da prefeita Fabiana

(Foto: Ascom)

A cidade de Arapiraca fica ainda mais bonita com a intensificação dos serviços de limpeza, manutenção de vias e iluminação da Prefeitura de Arapiraca, nesses últimos quatro meses, período de trabalho da gestão da prefeita Fabiana Pessoa.

Através da Secretaria de Serviços Públicos, a cidade recebeu atenção especial com o trabalho diário dos mutirões nas ruas, praças e canteiros. Com execução de limpeza, capinação, pinturas, jardinagem, arborização e manutenção de vias. Ações que transformaram Arapiraca em um lugar melhor para se viver.

 

(Foto: Ascom)

Mutirões de Limpezas

Uma cidade mais limpa, organizada e com vias trafegáveis é o resultado do trabalho, que ganhou o reconhecimento da população, ao identificar o cuidado da Gestão Municipal com a manutenção dos espaços públicos e a qualidade de vida dos arapiraquenses.

Em quatro meses, o trabalho das equipes de Serviços Públicos chegou a todos os bairros da cidade e foi intensificado com os mutirões nas localidades que apresentavam situações mais críticas e urgentes.

Entre elas, um total de 13 localidades receberam o serviço: os Residenciais Agreste, Nossa Senhora Aparecida, Brisa do Lago e Vale da Perucaba; os bairros Primavera, São Luiz 1 e 2, Nova Esperança, Zélia Barbosa Rocha, Cacimbas, Santa Esmeralda, Novo Horizonte, Canafístula e Conjunto Frei Damião.

De agosto a novembro, segundo dados da Secretaria de Serviços Públicos, foram recolhidos mais de 14 mil e 200 toneladas de materiais inertes descartados irregularmente por moradores e empresas em terrenos baldios e espaços públicos da cidade. Enquanto isso, o Município recolheu cerca de 21 mil toneladas de lixo domiciliar.

 

(Foto: Ascom)

PEV´S

A Prefeitura implantou a coleta seletiva no Centro Administrativo Municipal. Um projeto adotado pela gestão, que atende a Lei nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e incentiva a população a adotar métodos para a destinação adequada do lixo.

Para tornar efetiva essa prática, Gestão Municpal, através da Secretaria de Serviço Públicos, também realizou ações educativas em órgão municipais, residenciais e empresas privadas; instalou mais de 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), destinados ao descarte regular e consciente de materiais descartáveis, além da manutenção de três Ecopontos, nos bairros Nova Esperança, Cavaco e Primavera.

Para Vanessa Sampaio, secretária Municipal de Serviços Públicos, a coleta seletiva otimiza a redução dos impactos ambientais e contribui para a economia e o social, quando atua diretamente no fortalecimento das associações de catadores de resíduos sólidos do Município e inclusão de muitas famílias que vivem da reciclagem.

“O Município já adotou a coleta seletiva, mas é um projeto que precisa ser abraçado por toda a população, para que o Município avance nesse trabalho, que beneficia o meio ambiente, a economia local e a própria população”, Vanessa Sampaio, secretária Municipal de Serviços Públicos.

(Foto: Ascom)

Iluminação

Nesse mesmo período, a Prefeitura intensificou o trabalho de extensão do parque de iluminação, de manutenção e reposição de lâmpadas, nas praças e espaços públicos em todos os bairros e comunidades rurais.

Além da manutenção e ampliação no parque de iluminação pública com instalações de LED, além das ruas, grandes avenidas e corredores de ônibus ganharam o serviço, que trouxe melhorias para diversos setores, como o da segurança, transportes e comércio.

Entre os bairros contemplados estão com a extensão de iluminação de LED: Ouro Preto, Jardim Tropical, Centro, Alto do Cruzeiro, Capiatã, Baixa Grande, Brasiliana, Zélia Barbosa, Cavaco, Eldorado, Baixa Grande, Boa Vista, Senador Teotônio Vilela e São Luiz. Entre as avenidas que receberam o serviço de iluminação na  ampliação de corredor de ônibus, Expedicionários Brasileiros, Miguel Correia de Amorim, Dom Jonas Batingas, Muniz Falcão, João Saturnino, Marcelino Magalhães, Tancredo Neves, Delmiro Gouveia e Fausto Joaquim.

 

(Foto: Ascom)

Iluminação de Natal

Para celebrar as festividades do Natal, a Prefeitura de Arapiraca decorou toda a cidade, um espetáculo de luz e cor, que encanta moradores e visitantes. Além das luzes que estão no Bosque das Arapiracas, em parceria com a  Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios do Agreste Alagoano (ACISA), iluminou outros dez pontos da cidade: Praça do Artesanato Margarida Gonçalves, Parque Ceci Cunha, Praça Marques da Silva, Praça da Prefeitura (Luiz Pereira Lima), Museu Zezito Guedes, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Calçadão, a Concatedral – Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, rotatórias do Coringa e da Polícia Rodoviária e a Praça Lions.

Vigilância Municipal

Inserida na Secretaria de Serviços Públicos, a Superintendência de Segurança Municipal realizou um importante trabalho valorizado pela atual gestão. Os vigilantes municipais atuaram dando cobertura em espaços públicos, um total de 198 nas zonas urbana e rural.

Além da realização de rondas e visitas a instituições municipais, diariamente, em parceria com secretarias municipais, equipes atuaram em diversas atividades, a exemplo da ação integrada de enfrentamento ao coronavírus, no Bosque das Arapiracas. A ação educativa e de fiscalização, intitulada de “Desaglomera Arapiraca” aconteceu com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, SMTT, Procon, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.

Cemitérios Públicos

Nos cemitérios públicos, a Prefeitura também levou serviço de manutenção, com mutirão de limpeza, pintura, iluminação, placas de identificação e desinfecção. Para os servidores desses locais, capacitações sobre uso correto de Equipamentos Pessoais de Segurança e cuidados pessoais de higienização. Uma ação de enfrentamento ao coronavírus.

Paisagismo

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana da cidade e deixá-la mais bonita, a Gestão municipal desenvolveu projetos de paisagismo que foram realizados em trechos das rodovias estaduais que cortam a cidade.

O programa de paisagismo e ornamentação mudou o visual das praças e principais vias de acesso da cidade. Equipes de Serviços Públicos também instalaram gradeamento de áreas verdes, nos bairros Brasiliana, Senador Arnon de Mello, Bom Sucesso, Nilo Coelho, Cavaco, Zélia Barbosa, Santa Esmeralda e Planalto.

(Foto: Ascom)

Arborização

A Prefeitura de Arapiraca também promoveu ações de preservação do meio ambiente, a exemplo de arborização com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no Bosque das Arapiracas, em parceria com empresas privadas do Município.

“A gente mora no Agreste de Alagoas e a nossa cidade é quente, então, o plantio dessas árvores ajuda a amenizar a temperatura, além da beleza que proporciona ao lugar. A ação ainda conta com a participação da população, que aprende sobre a importância da preservação do meio ambiente para a cidade ”, destacou a secretária Vanessa Sampaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *