23 de dezembro de 2020

Gestão Fabiana Pessoa trabalha em prol do Desenvolvimento Econômico de Arapiraca

Casa do Empreendedor de Arapiraca ganha novo endereço / Foto: Lucas Ferreira

A Prefeita Fabiana Pessoa assumiu a administração municipal de Arapiraca em agosto, na fase de retomada da economia, após o período de fechamento do Comércio por conta da pandemia. Em meio à crise, a atual gestão assumiu o compromisso de apoiar e orientar os comerciantes locais na retomada das atividades.

Valter Bispo assumiu o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca com a missão de trabalhar em prol do desenvolvimento local. Para apoiar as pequenas empresas e os empreendedores, a Prefeitura de Arapiraca ampliou os serviços ofertados na Casa do Empreendedor, que ganhou novo endereço, agora funciona na Rua Engenheiro Godilho de Castro, ao lado do Sebrae, no Centro da cidade.

Lucas Ferreira

“Este foi o primeiro passo no processo de ampliação dos serviços ofertados pela atual gestão da Prefeitura de Arapiraca. Agora, a Casa do Empreendedor de Arapiraca oferece mais opções para trabalhadores e empreendedores cadastrados ou que queiram se cadastrar na modalidade Microempreendedor Individual”, destaca o secretário Valter Bispo. A Casa do Empreendedor de Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

Geração de Emprego

Em novembro, a Prefeitura de Arapiraca firmou parceria com a AeC, empresa que contratou aproximadamente 300 pessoas que já começaram a trabalhar na unidade da empresa instalada em Arapiraca. A Casa Integrada do Trabalho/Sine Arapiraca fez o recrutamento de candidatos às vagas na AeC. Após esse processo, os candidatos foram encaminhados para a empresa, onde passaram por treinamento. Essa parceria entre Prefeitura de Arapiraca e AeC também fará o recrutamento de candidatos a mais de 500 vagas de emprego que serão abertas pela empresa em janeiro de 2021.

Foto: Genival Silva

Casa Integrada do Trabalho/Sine Arapiraca

A Casa Integrada do Trabalho/Sine Arapiraca continua com atendimento exclusivamente online por conta da pandemia. A equipe segue planejando ações e projetos, e firmou parcerias para a realização de seis cursos, que serão iniciados após o retorno das atividades presenciais.

Serviços disponibilizados:

Tabelas de vagas de emprego;
Recrutamento de candidatos para vagas de emprego;
Entrada no Seguro Desemprego;
Abertura de vagas (para empresas);

Contatos: Whatsapp: (82) 8704-7461 / E-mail: arapiracasineal@gmail.com

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um órgão federal que está vinculado à Casa Integrada do Trabalho de Arapiraca. De acordo com o secretário Valter Bispo, a atual gestão da Prefeitura de Arapiraca criou um projeto que visa a municipalização do Sine.

Polo Moveleiro de Arapiraca

Prefeita Fabiana Pessoa visita Polo Moveleiro de Arapiraca / Foto: Samuel Alves

Em outubro, a Prefeita Fabiana Pessoa e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valter Bispo, se reuniu com empresários do setor moveleiro e fez uma visita técnica ao Polo Moveleiro de Arapiraca, localizado às margens da rodovia AL-220, no Povoado Lagoa do Capim, na zona rural do município.

Polo Moveleiro de Arapiraca / Foto: Samuel Alves

O Polo Moveleiro de Arapiraca tem 45 lotes. Desse total, apenas 10 estão ocupados por três empresas do segmento. A ideia da Prefeita Fabiana Pessoa é que o local seja revitalizado para atrair mais empresas através do incentivo e de parcerias entre a gestão municipal e o empresariado. De acordo com o secretário Valter Bispo, foi enviado para a Câmara Municipal de Arapiraca um Projeto de Lei que pretende transformar o Polo Moveleiro em Polo Multissetorial.

Reuniões com representantes do Comércio de Arapiraca

Ainda em outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca se reuniu com entidades representativas do Comércio para falar sobre o alinhamento estratégico e ações do governo municipal. Sesc, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Arapiraca (Acisa) participaram da reunião, além de representantes de outras secretarias municipais.

No início de novembro, a Prefeita Fabiana Pessoa se reuniu com um grupo de integrantes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, onde os representantes dessas entidades apresentaram as atividades das unidades em Arapiraca que estão à disposição para a criação de parcerias com a Prefeitura de Arapiraca.

Mercado Público e Mercado do Artesanato

No período de setembro a dezembro de 2020, a Prefeitura de Arapiraca realizou diversas ações me melhorias no Mercado Público, Mercado do Artesanato e nas feiras livres da cidade.

Foram realizados mutirões de desinfecção; remoção das pichações das paredes; pintura de áreas interna e externa; entrega de coletes para os servidores; serviços de jardinagem, consertos de portão, reconstrução de calçada de estacionamento, conserto da rede elétrica das quadras da Feira Fixa da Fumageira, além de serviços de limpeza e lavação das ruas no entorno das feiras livres, e atividades de orientação para a prevenção à Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel.

Banheiro químico na Feira Livre do bairro Brasília / Foto: Samuel Alves

Atendendo às reivindicações dos feirantes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo instalou banheiros químicos em todas as feiras livres da cidade. Os banheiros químicos são instalados nas feiras livres do Centro, do bairro Brasília, do Itapoã, na Feira do Atacado, Feira da Fumageira, do Alto do Cruzeiro, do Baixão e do Jardim Esperança.

Aniversário de 13 anos do Mercado do Artesanato / Foto: Samuel Alves

No dia 29 de outubro, foi comemorado o aniversário de 13 anos de atividades do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, que funciona no Parque Ceci Cunha, no Centro de Arapiraca. A comemoração foi organizada pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca, teve café da manhã, música e sorteio de brindes, com a participação de artesãos e artistas locais, e de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Lazer e Juventude, e da Associação Alagoana dos Artesãos. Segundo o secretário Valter Bispo, foi criada a Moeda Social para fomentar o comércio do artesanato em Arapiraca.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo articulou, junto ao Arapiraca Garden Shopping, a entrega de uma nova loja de artesanato para a Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca.

Prevenção ao Coronavírus

Ação integrada para a prevenção ao coronavírus / Foto: Samuel Alves

Em dezembro, a Prefeitura de Arapiraca realizou ações integradas, na Praça Manoel André, no Centro da cidade, para orientar a população sobre a prevenção ao coronavírus, principalmente alertar sobre a importância do uso de máscara, que continua sendo obrigatório.

A força tarefa foi uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saúde (Promoção da Saúde e Vigilância Sanitária), Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e o Procon. Foi montada uma estrutura na praça, onde uma equipe ficou encarregada de orientar a população e distribuir máscaras e material informativo sobre a prevenção ao coronavírus. Outra equipe visitou os estabelecimentos comerciais para orientar clientes e lojistas sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação por coronavírus.

Secretário Valter Bispo preside primeira reunião ordinária do CMTER/Arapiraca / Foto: Genival Silva

Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda

No dia 17 de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda – CMTER/Arapiraca. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal.

O CMTER/Arapiraca é constituído pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Arapiraca (SECA). O objetivo do CMTER/Arapiraca é fiscalizar, de forma efetiva, a consolidação da Política Municipal do Trabalho, para que sejam respeitados os direitos dos comerciantes, dos trabalhadores e a legislação municipal, e atuar em políticas públicas para a promoção do Trabalho, Emprego e Renda.

Natal do Acolhimento

Foto: Genival Silva

Por conta da pandemia, as tradicionais festividades natalinas foram canceladas. Porém, uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Arapiraca (Acisa) e a Prefeitura de Arapiraca criou o Projeto Natal do Acolhimento para deixar a cidade mais bonita e acolhedora nesta época tão especial. A Acisa contratou a Ecoluz para fazer a instalação das Luzes de Natal nos pontos turísticos e nos principais trevos da cidade. O trabalho foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Serviços Públicos e de Cultura, Lazer e Juventude, e deixou a cidade iluminada e linda para comemorar o Natal.

Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e a iniciativa privada realizou o trabalho de pintura e conservação do muro da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, que também está mais bonita para o Natal.

Fotos: Samuel Alves

 

Autor: Flaviana Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *