21 de dezembro de 2020

Em apenas quatro meses, Educação de Arapiraca avança com novos investimentos e a valorização dos servidores

Prefeita Fabiana Pessoa inaugura Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Pereira Cavalcante, no bairro Verdes Campos / Foto: Genival Silva

Quando a prefeita Fabiana Pessoa assumiu a gestão municipal de Arapiraca, no último mês de agosto, firmou o compromisso de valorizar os servidores da Educação e indicou a professora Márcia Lúcio para o cargo de secretária municipal de Educação e Esporte, com a missão de trabalhar em prol da qualidade do ensino, capacitando os professores para as aulas remotas e desenvolvendo projetos pedagógicos para o aprimoramento do ensino e aprendizagem.

Para a secretária, um dos maiores destaques desta gestão foi a promoção da valorização do servidor. “Durante este período, nós efetivamos os pagamentos dos salários com muita responsabilidade e fizemos o ressarcimento dos descontos que os servidores tiveram no período de greve, viabilizando um cronograma para o ressarcimento dessa carga horária. Nós também implantamos o Projeto Mais Saúde na Educação, que oferece natação, hidroginástica funcional e atendimento psicológico aos profissionais da educação”, ressalta Márcia Lúcio.

Márcia Lúcio, Secretária de Educação e Esporte de Arapiraca / Foto: Ascom

A Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca também está construindo obras importantes para a comunidade escolar e para a população em geral. “Nós conseguimos viabilizar as obras que vinham se arrastando e foram concluídas nesta gestão”, frisa Márcia Lúcio. No dia 17 de dezembro, foram entregues o Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Pereira Cavalcante, no bairro Verdes Campos, e a Praça da Juventude, no bairro João Paulo II.

A obra do Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Pereira Cavalcante, iniciada há 10 anos, foi concluída e inaugurada pela prefeita Fabiana Pessoa. O novo aparelho tem capacidade para atender cerca de 200 crianças, de 9 meses a 6 anos de idade.

Praça da Juventude, no bairro João Paulo II / Foto: Genival Silva

Fabiana Pessoa também inaugurou o maior complexo esportivo de Arapiraca, a Praça da Juventude, com mais de 10 mil m² de área construída.

Prefeita Fabiana Pessoa inaugura a Praça da Juventude, no bairro João Paulo II / Foto: Genival Silva

Localizada nas proximidades dos bairros Primavera, Guaribas, São Luiz II e Olho D’Água dos Cazuzinhas, a Praça da Juventude abriga uma moderna estrutura física, composta por campo de futebol society, quadras de vôlei de praia e poliesportiva coberta, pistas de caminhada, skate e salto, teatro de arena, totem e centro de convivência, com sala de ginástica, espaço para a 3ª idade, sala de reunião, administração e vestiário.

Inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Governador Fernando Collor de Melo, na Vila Canaã / Foto: Lucas Ferreira

A construção da Quadra Poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Governador Fernando Collor de Melo, na Vila Canaã, que teve início em 2015, foi concluída e entregue à comunidade no dia 30 de outubro, na comemoração da Emancipação Política do Município de Arapiraca. A Quadra coberta conta com vestiários e poderá ser utilizada pelos alunos da escola e também por toda a comunidade da Vila Canaã.

A obra de manutenção da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, no Sitio Baixa do Capim, na zona rural do município, também foi concluída. Já a obra da Creche do bairro Canafístula está na fase de acabamento, faltam apenas os retoques finais. Esta obra deve ser inaugurada nos próximos dias.

Obras em andamento

A Escola do bairro Senador Arnon de Melo está com o percentual de 76% da obra executada; Manutenção na Escola Walter Bezerra, no bairro São Luiz, está em fase de conclusão; Complexo de Iniciação ao Esporte (CIE) da Vila Bananeira está em execução, seguindo o cronograma; Reforma do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca segue em execução, com o percentual de 85% executada; Quadra Poliesportiva da Vila Pau D’Arco está com o percentual de 40% construída.

Capacitação de Professores

Foto: Ascom

Em agosto, os professores de Língua Portuguesa passaram por uma formação continuada para uso da Plataforma Rede Y, um sistema digital que auxílio os professores na produção de textos para as aulas remotas. Em setembro, a Secretaria de Educação iniciou a formação continuada de gestores escolares, norteada por um Plano de Ação que tem por objetivo desenvolver novas estratégias de trabalho em tempos de pandemia, nas 59 escolas e 25 Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca.

Em outubro, a Secretaria de Educação estreou o Canal Pedagógico de Arapiraca no YouTube, uma ferramenta pedagógica para a realização das aulas remotas durante o período da pandemia.

Ainda em setembro, foi realizada a entrega do segundo lote de kits de merenda escolar aos pais ou responsáveis de alunos de escolas municipais localizadas em comunidades carentes do município. Ao todo, foram entregues cerca de 2.000 kits de merenda escolar que beneficiaram famílias carentes de Arapiraca.

 

Lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente / Foto: Lucas Ferreira

Arapiraca – Cidade da Gente

Para o professor João Paulo Holanda, diretor pedagógico da Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca, o trabalho mais importante deste ano foi o lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente, que aconteceu em outubro, no Arapiraca Garden Shopping, em uma festa linda, que destacou a história e a cultura de Arapiraca, em homenagem aos 96 anos de Emancipação Política do município.

O livro Arapiraca – Cidade da Gente foi produzido por professores da Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca, em parceria com a Editora Didáticos. O livro tem o objetivo de fomentar a cultura e resgatar a história da nossa cidade, e foi produzido em duas edições: uma contempla do 1º ao 5º ano e a outra do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O livro foi utilizado pelos alunos da rede municipal nas atividades remotas, com as temáticas abordadas.

Lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente / Foto: Lucas Ferreira

“Uma oportunidade de revisitar a história de Arapiraca, através do livro Arapiraca – Cidade da Gente. Mesmo de maneira remota, os professores utilizaram este livro e realizaram um trabalho de excelência, mostrando que barreiras podem ser rompidas quando se quer fazer”, apontou o professor João Paulo, que também é um dos autores do livro.

Foto: Samuel Alves

Consciência Negra

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca realizou a Exposição Cultural “Um Olhar Afrobrasileiro Sobre Arapiraca”, no Bosque das Arapiracas, que apresentou a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira presente na cidade de Arapiraca, através de atrações musicais, de dança, teatro, circo, poesia e cordel, com a participação de alunos na rede municipal, de grupos étnicos de comunidades quilombolas e de artistas locais. Durante o evento, os alunos das escolas municipais vencedores dos concursos de Fotografia, Cordel e Cinematografia, em homenagem ao 96 anos de Emancipação Política de Arapiraca, foram premiados, cada um ganhou uma bicicleta.

João Paulo Holanda, diretor pedagógico da Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca, faz abertura do Curso de Formação Continuada em Robótica Educacional / Foto: Lucas Ferreira

Robótica Educacional

Neste mês de dezembro, a Secretaria de Educação realizou o Curso de Formação Continuada em Robótica Educacional para professores da rede municipal de ensino. Este curso foi adquirido pela Secretaria de Educação de Arapiraca com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas da rede de ensino no que diz respeito à tecnologia. As aulas foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental Hugo Lima e ministradas para 270 professores das escolas de tempo integral do 4º e 5º ano, e de ciências e matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal. O curso foi ministrado pela equipe pedagógica da MEGALIC, instituição educacional que criou a formação em Robótica Educacional.

Genival Silva

Festividades de Natal

Por conta da pandemia, as tradicionais festividades natalinas foram canceladas. Porém, uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Esporte e de Cultura de Arapiraca levou crianças do Conjunto Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas, à Escola Municipal de Circo, no dia 18 dezembro, onde assistiram ao espetáculo alusivo ao Natal da companhia circense Circo Vitória. O mesmo espetáculo será apresentado, no dia 23 de dezembro, para crianças do bairro Mangabeiras, que também serão levadas à Escola de Circo.

Encerramento do Ano letivo 2020

De acordo com o professor João Paulo Holanda, o ano letivo de 2020 será encerrado no dia 31 de dezembro e nenhum aluno será reprovado. “Todos os alunos serão promovidos automaticamente para a série seguinte e o Continuum Curricular possibilitará a esses alunos que revejam os principais conteúdos perdidos em 2020, no ano letivo 2021”, explica. Vale ressaltar que ainda não há uma previsão para o retorno das atividades presenciais nas escolas municipais.

A secretária Márcia Lúcio salienta que a atual gestão inseriu no Orçamento do Município para 2021 um Programa de Trabalho para o Reforço Escolar. “Esse programa tem o objetivo de viabilizar a contratação de professores para ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e assim tentar compensar a defasagem que ocorreu neste ano por conta da pandemia”, explica.

A Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca já definiu o calendário de matrículas para o próximo ano letivo, que devem acontecer nos dias 05, 06, 07, 08, 11, 12, 13, 14 e 15 de janeiro de 2021 para alunos que já estudam nas escolas municipais, e para alunos novatos nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro, em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

Fotos: Genival Silva, Lucas Ferreira e Samuel Alves

Autor: Flaviana Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *