24 de dezembro de 2020

Prefeitura fortalece Agricultura Familiar de Arapiraca

(Foto: Aquivo Ascom)

A agricultura familiar de Arapiraca é fortalecida na gestão da prefeita Fabiana Pessoa, através do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que atua na assistência aos pequenos produtores do Município.

Da assistência técnica, passando pelo processo de mecanização agrícola, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e serviço de abastecimento de água em comunidades rurais, o trabalho executado por equipes do Município, nesses últimos quatro meses, contribuíram com a melhoria da qualidade de vida  do homem do campo.

Entre os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Arapiraca estão Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Crédito Rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR); Mecanização Agrícola, com manutenção da malha rural viária, preparo do solo e formação de barragens; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com promoção da comercialização da produção da agricultura familiar em feiras livres.

(Foto: Aquivo Ascom)

 Atividades agrícolas

Entre as atividades agrícolas assistidas pelo serviço de ATER, destacam-se o cultivo de horticultura irrigada, desenvolvido  em 19 comunidades rurais que constituem o Cinturão Verde; a cultura do abacaxi, na região do Poção; e produção de macaxeira/mandioca, cultivadas em diversas comunidades do Município.

Uma outra cultura que ganhou atenção e se fortaleceu nesta gestão foi a cultura da produção de camarão. A assistência técnica iniciou um processo de identificação de potencial produtivo e geração de emprego e renda, movimentando a economia local, a partir do investimento neste segmento.

Atividades Pecuárias

Dentro das atividades pecuárias, o Programa de Inseminação Artificial foi priorizado nesta gestão. No período de agosto a dezembro foram assistidos 29 produtores. Entre as Comunidades rurais atendidas: Flexeiras, Cangandu, Riacho Seco, Bom Jardim, Campestre, Primavera, Canafístula, Baixa da Onça, Gaspar, Alazão, Lagoa Nova, Barriguda, Breu, Lagoa Cavada e Mocó.

Mecanização Agrícola

Entre os serviços de mecanização destinados aos agricultores do município, preparo do solo, limpeza, ampliação e construção de barragens, destinado ao armazenamento das águas das chuvas, além da melhoria das estradas vicinais que viabiliza o acesso das famílias às comunidades rurais e possibilita o melhor escoamento da produção local.

Feira de Animais

Com atividades suspensas desde o início da pandemia, na gestão da Fabiana Pessoa a Feira de Animais voltou as suas atividades, respeitando as normas de segurança sanitárias. No local, é comercializada, semanalmente, expressiva quantidade de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos. Além da comercialização de equipamentos, a exemplo de carroças e arreios, que somam ao desenvolvimento da economia local.

(Arquivo Ascom)

PAA

No período de setembro a dezembro deste ano, o Programa de Aquisição de Alimentos beneficiou cerca de 21 mil pessoas com vulnerabilidade social e econômica, através da compra da produção de 195 agricultores e doação a 49 entidades sócio-assistenciais.

“A cada etapa cumprida do PAA completa-se um ciclo, composto por assistência técnica, preparação da terra, escoamento da produção, através de processo de mecanização e  a comercialização dos produtos. Ações que possibilitam o fortalecimento da agricultura familiar no Município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Antônio Carilo.

(Arquivo Ascom)

Abastecimento de Água

O serviço de abastecimento de água destinado a famílias em vulnerabilidade social e econômica, residentes na zona rural do município, foi ampliada durante estes quatro meses da atual gestão, que atende uma média de 48 comunidades rurais.

No período de agosto a dezembro foram realizadas 532 entregas de carros pipas, atendendo semanalmente a 96 famílias, beneficiando aproximadamente 300 pessoas, com esse trabalho de abastecimento de água.

Feira da Agricultura Familiar

Com o retorno das atividades no mês de agosto, ativada pela Administração Municipal, após o fechamento neste período de pandemia, a Feira Popular da Agricultura Familiar seguiu sendo realizada aos sábados, na Praça do Parque Ceci Cunha, e as quartas-feiras, no Arapiraca Garden Shopping.

A partir do incentivo e investimento da Prefeitura de Arapiraca, a atividade comercial foi fortalecida com a reforma das barracas. A ação proporcionou maior vitalidade à Feira, estimulando os agricultores para a atividade de comercialização.

“A Feira é uma oportunidade para os agricultores familiares comercializarem a sua produção direto ao consumidor, obtendo maior valor na venda. Além dos produtos agropecuários, artesanato e a venda de produtos processados de origem da produção da agricultura familiar como bolos, doces, biscoitos, pamonhas e tapioca”, completou Antônio Carilo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *