10 de novembro de 2020

Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca realiza Curso de Libras para servidores do Centro Administrativo Municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca iniciou ontem, segunda-feira (09), um Curso de Libras para servidores do Centro Administrativo Municipal da Prefeitura de Arapiraca. As aulas estão acontecendo no Centro de Formação de Professores (CFP) e seguem as normas do Decreto n° 71.749, de 20 de outubro de 2020, em seu artigo 3°, que autoriza a retomada de aulas presenciais para adultos (maiores de dezoito anos) nas instituições de ensino e escolas localizadas no Estado de Alagoas.

Esse curso faz parte do Projeto Aprendendo Libras: Acessibilidade Comunicacional da Pessoa Surda no Contexto Social, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em parceria com o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/Arapiraca.

De acordo com a professora Sandra Cazuza, gerente da Educação Especial, foram disponibilizadas 35 vagas para o Curso de Libras. “Neste primeiro momento foram contemplados colaboradores de quatro secretarias municipais: Educação e Esporte, Desenvolvimento Social, Gestão Pública e Saúde”, explica.

Segundo ela, as vagas foram distribuídas em quatro dias, de segunda a quinta-feira, no horário vespertino, e as aulas são ministradas pelo professor especialista Daniel Barbosa, com a assistência da intérprete de libras Rosilda Santos. “As turmas foram formadas em grupos de 8 a 10 pessoas, no máximo, assim respeitando as regras de segurança sanitária e distanciamento social”, ressalta a professora.

O Curso de Libras está sendo realizado no período de novembro a dezembro de 2020, podendo se estender, dependendo da necessidade de cumprir a carga horária. “O principal objetivo é facilitar a comunicação da pessoa com surdez ou com deficiência auditiva nos ambientes de trabalho e nos atendimentos em órgãos públicos municipais”, destaca a professora Sandra Cazuza.

Autor: Flaviana Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *