21 de outubro de 2020

Secretaria Municipal de Educação lança livro “Arapiraca: Cidade da Gente”, nesta quinta (22)

Samuel Alves

Em homenagem aos 96 anos de Emancipação Política de Arapiraca, que serão comemorados no próximo dia 30 de outubro, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, vai realizar, de 22 a 24 de outubro, a Exposição “Arapiraca: Cidade da Gente”, no Arapiraca Garden Shopping, com o lançamento do livro com o mesmo título”. Além disso, haverá a exposição de fotografias e de trabalhos de cinematografia e de cordel produzidos por alunos da rede municipal.

De acordo com João Paulo Holanda, superintendente pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, o Projeto “Arapiraca: Cidade da Gente” é uma atividade pedagógica que visa desenvolver práticas voltadas à memória, história, geografia, aspectos econômicos e sociais de Arapiraca. “Como neste ano não haverá o tradicional desfile cívico do 30 de outubro, em decorrência da pandemia da Covid-19, nós criamos esse projeto de resgate da história de Arapiraca, envolvendo todas as escolas do 1º ao 9º ano”, destaca.

Samuel Alves

João Paulo enfatiza que o livro “Arapiraca: Cidade da Gente” foi produzido por técnicos da Secretaria Municipal de Educação e professores de história, geografia e da área pedagógica da rede municipal. “Em parceria com a Didática Editora, nós produzimos o livro Arapiraca: Cidade da Gente com o objetivo de ter um material ‘vivo’, impresso para fomentar a cultura e resgatar a história da nossa cidade”, ressalta.

O superintendente pedagógico frisa que o livro já está sendo utilizado pelos alunos da rede municipal em atividades remotas. “O Arapiraca: Cidade da Gente foi produzido em duas edições: uma contempla do 1º ao 5º ano e a outra do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, explica João Paulo.

Segundo ele, além do lançamento do livro, o Projeto Arapiraca: Cidade da Gente está realizando o concurso de fotografia, cinematografia e cordel, que os professores da rede municipal estão desenvolvendo, de forma remota, com os alunos do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os trabalhos serão apresentados na Exposição Arapiraca: Cidade da Gente, no Arapiraca Garden Shopping.

“Esse trabalho de resgate da história da cidade de Arapiraca acontece todos os anos, porque serve de incentivo para a participação dos alunos no desfile cívico municipal. Como neste ano não haverá desfile, as atividades estão sendo voltadas para a exposição desse material como forma de homenagem aos 96 anos de Emancipação Política de Arapiraca”, apontou João Paulo.

Samuel Alves

Programação da Exposição Arapiraca: Cidade da Gente, no Arapiraca Garden Shopping:

Data: 22 de outubro, das 19h às 22h00 – Lançamento do Livro Arapiraca: Cidade da Gente

De 22 a 24 de outubro, das 14h às 20h00 – Exposição Arapiraca: Cidade da Gente

Autor: Flaviana Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *