23 de outubro de 2020

Lançamento do Livro Arapiraca – Cidade da Gente é marcado por homenagem aos 96 anos de Emancipação Política do Município

Fotos: Lucas Ferreira

Uma noite memorável onde a grande homenageada foi a cidade de Arapiraca, com encenações teatrais destacando a história e a cultura da Terra de Manoel André. Assim aconteceu, na noite de ontem, quinta-feira (22), no Arapiraca Garden Shopping, o lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente, uma obra produzida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca, que conta a história, destaca a cultura, mostra a geografia e aponta os aspectos sociais e econômicos desta que é a segunda maior cidade do Estado de Alagoas. Uma rica homenagem da Prefeitura de Arapiraca aos 96 anos de Emancipação Política do município.

A emoção estava explícita no semblante dos autores do livro: João Paulo Holanda de Assis, Ana Karlla Messias e Lucicleide da Silva, professores mestres da rede municipal de ensino de Arapiraca. O livro também contou com a colaboração de outros professores de história, geografia e da área pedagógica da rede municipal. As lindas fotografias que ilustram esta obra são do fotógrafo Genival Silva, da Secretaria Municipal de Comunicação de Arapiraca.

O professor João Paulo Holanda de Assis, superintendente pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, estava visivelmente emocionado. “A emoção que a gente sente é por ver um trabalho realizado que tem identificação com o público. Conversando com pessoas que já leram o livro, conheceram a obra, senti como é gratificante uma pessoa da terra escrever para pessoas da terra. Nós éramos muito carentes da nossa própria história e com esta obra temos a oportunidade de conhecer e fazer parte da história de Arapiraca, da forma mais concreta possível”, salientou.

Para a professora Lucicleide da Silva, o livro Arapiraca – Cidade da Gente é um trabalho maravilhoso que nos aproxima da história da nossa cidade em todos os aspectos, através de lugares de vivência e memórias. “Nós produzimos um livro contando uma história da qual fazemos parte. Eu espero que os nossos alunos e nós, professores, possamos aproveitar ao máximo o livro e levar a nossa história para todos, pois um povo sem história não tem como se edificar para produzir novas histórias e se empoderar como povo”, frisou a professora, destacando a noite memorável que foi o lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente.

A professora Ana Karla Messias destacou a importância do livro como material didático para o ensino fundamental. “Eu sou professora de escola pública há 10 anos e sempre foi muito difícil trabalhar sem material específico para o ensino fundamental, então, a elaboração de um material como este é muito importante para o ensino, porque nós abordamos a história, a memória e a preservação do patrimônio material e imaterial no município”, apontou a professora, destacando que estava muito feliz e emocionada com o lançamento do livro.

Márcia Lúcio, Secretária Municipal de Educação, enfatizou que o livro Arapiraca – Cidade da Gente é direcionado para os alunos da escola básica e foi produzido em parceria com a Didática Editora. “Foram produzidas duas edições do livro: uma contempla do 1º ao 5º ano e a outra do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, explicou.

De acordo com a secretária, a ideia de produzir este livro surgiu como forma de estimular as discussões sobre a formação da cidade de Arapiraca e a diversidade cultural que existe aqui. “O livro é uma abordagem regional, focada em estudos históricos e geográficos, discutindo questões sociais, culturais, de meio ambiente e de memória, além da busca de uma emancipação identitária de nossos alunos, a fim de que eles tenham orgulho de serem arapiraquenses”, frisou Márcia Lúcio, que também é professora.

Exposição

O lançamento do livro aconteceu durante a Exposição Arapiraca – Cidade da Gente, que segue até amanhã, sábado (24), no Arapiraca Garden Shopping, apresentando fotografias, trabalhos de cinematografia e de cordel produzidos, de forma remota, por alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores fizeram um concurso para escolher os melhores trabalhos para apresentar na exposição, idealizada pelo Projeto Arapiraca – Cidade da Gente, uma atividade pedagógica que visa desenvolver práticas voltadas à memória, história, geografia, aspectos econômicos e sociais de Arapiraca.

“Como neste ano não haverá o tradicional desfile cívico do 30 de outubro, em decorrência da pandemia da Covid-19, nós criamos o Projeto Arapiraca – Cidade da Gente, envolvendo todas as escolas de 1º ao 9º ano, como forma de homenagear os 96 anos de Emancipação Política do Município”, explicou o superintendente pedagógico João Paulo Holanda.

A cerimônia de Lançamento do livro Arapiraca – Cidade da Gente contou com a presença da presidente da Academia de Artes e Letras de Arapiraca (ACALA), professora Carla Emanueli Messias de Farias; de Rosângela Carvalho, Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; e do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo. Professores da rede municipal e outras personalidades da Educação também prestigiaram o evento. Ao final da cerimônia, os autores do livro autografaram exemplares para os convidados.

Autor: Flaviana Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *