8 de setembro de 2020

Prefeitura de Arapiraca promove ações da Campanha Setembro Amarelo

(Foto: Ascom)

A campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, ganha um novo formato. Por conta da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Arapiraca adaptou suas ações relacionadas à temática, que ganha destaque este mês, mas é trabalhada o ano inteiro através dos serviços do município.

As Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, articuladoras das atividades, intensificam o trabalho educativo sobre a temática, durante todo o mês, através das redes sociais, nas Unidade Básicas de Saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em determinados pontos da cidade.

Programação

Nesta quinta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município inicia as ações pelo Centro Administrativo Municipal e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), referência para os atendimentos das tentativas de suicídio no Município.

Seguindo a programação, no dia 15, uma blitz será realizada em frente ao Terminal Rodoviário pela equipe do Caps Nise da Silveira; No dia 24, na Avenida Ceci Cunha, promovida pela gerência do Caps-AD; Já no dia 30, blitz de prevenção ao suicídio acontece na Rua Expedicionário Brasileiro.

Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca lembra do lema da campanha “Falar é a melhor solução” e ressalta sobre a importância da participação de toda a sociedade para discutir o assunto.

Dados

Anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“Precisamos quebrar o tabu e falar falar sobre os nossos sentimentos, problemas e também escutar. Uma escuta sem julgamentos, sem crítica, apenas procurando entender a dor do outro. Todos nós somos extremamente importantes nesse processo de ficar atentos, de sermos mais acolhedores”, ressaltou Cledja Almeida.

A coordenadora ainda lembra do trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Quando falamos de prevenção ao suicídio, não podemos deixar de citar o CVV, que é um serviço de apoio emocional gratuito, através de escuta telefônica, 188, 24h por dia”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *