30 de setembro de 2020

Prefeitura de Arapiraca encerra Campanha Setembro Amarelo com ação no Centro

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca realizou, na manhã desta quarta-feira (30), o encerramento da Campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio. A ação aconteceu na Praça Marques da Silva, no Centro da cidade, com a entrega de panfletos educativos com orientações sobre o que se deve fazer ao suspeitar de que uma pessoa pode estar sob risco de suicídio. Também foram distribuídos laços da cor símbolo da campanha e sementes de girassol.

Durante a ação, os colaboradores, todos vestidos da cor amarela, chamaram a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local. O suicídio é um tema que precisa ser mais explorado e discutido pela sociedade como forma de prevenção. A Campanha Setembro Amarelo é realizada, anualmente, pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Tamara Iris, secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca, falou sobre a importância da Campanha Setembro Amarelo. “Nós procuramos trabalhar durante todo o mês de setembro a prevenção e o combate ao suicídio. Mundialmente falando, a cada 40 minutos, uma pessoa comete suicídio, isso é muito grave. Aqui no município de Arapiraca, nós temos a estimativa de que acontecem três tentativas de suicídio a cada 30 dias. Durante todo esse mês, a gente fez esse atendimento para acolher as pessoas com problemas de depressão, focando principalmente nos adolescentes porque, nessa fase de rebeldia, pode acontecer o surgimento ou agravamento do quadro de depressão”, destacou.

A Campanha Setembro Amarelo deste ano teve o lema “Falar é a melhor solução”, alertando a sociedade para a importância de que haja mais discussão sobre o suicídio, com esclarecimento sobre as causas e os sintomas, como forma de prevenir e combater o ato de tirar a própria vida.

Aqui em Arapiraca, a Campanha Setembro Amarelo contou com o apoio da Subsede do Conselho Regional de Psicologia. “Estamos aqui para ajudar as pessoas que estão em sofrimento psicológico. Durante a pandemia aumentou o número de pessoas com crises de ansiedade e depressão. O Setembro Amarelo foi fundamental neste momento para alertar à sociedade. Se você observar os sintomas, seja uma tristeza prolongada, crises de ansiedade ou depressão, procure ajuda com um profissional da psicologia”, aponta Liliane de Sena Lucio, presidente da Subsede do Conselho Regional de Psicologia.

Rede de Atenção do Município de Arapiraca

O município de Arapiraca dispõe de uma rede de atenção para a população. Entre os órgãos estão as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira (CAPS II), CAPS AD Amor e Esperança e o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também atende pessoas em sofrimento psicológico através de escuta telefônica através do 188, que funciona 24 horas por dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *