9 de setembro de 2020

Arapiraca é destaque na Mostra Alagoana Aqui tem SUS

(Foto: Ascom)

Com o projeto “A Atenção Especializada na Unidade Básica de Saúde – Diminuindo o deslocamento, facilitando o acesso e possibilitando a assistência aos usuários do SUS em meio à pandemia de covid-19”, a Prefeitura de Arapiraca fica entre as três primeiras colocações da segunda etapa da 1ª Mostra Virtual Alagoas Aqui Tem SUS – Enfrentando a Covid-19, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Nas duas primeiras etapas foram inscritos 85 trabalhos e apresentados 15, com 8 premiados. Os municípios de Maceió, Viçosa e Arapiraca conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. A mostra é uma ferramenta que dá visibilidade às práticas de fortalecimento e qualificação do SUS no Estado.

Experiência

O projeto de adequação da Atenção Especializada em meio à pandemia da COVID-19, através da realização de consultas especializadas nas Unidades Básicas de Saúde, foi um desafio para a Gestão municipal e se transformou em experiência exitosa, que segue em execução até o presente.

“O serviço tem evitado o deslocamento da população, facilitado o acesso aos especialistas e possibilitado a assistência aos usuários com agravo de morbidades e/ou condição de investigação de nova patologia. E o resultado da mostra é um indicativo de que o Município está no caminho certo na prestação dos serviços de saúde à população”, afirmou a enfermeira Edna Veríssimo, diretora da Atenção Especializada à Saúde e Rede de Urgência e Emergência de Arapiraca.

A coordenadora explica que para transformar o projeto em prática contou com o apoio de equipe técnica da Atenção Primária, para determinar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) referências para o atendimento especializado, considerando localização, acessibilidade e infraestrutura. Desta forma, foram elencadas 22 UBS, que iniciaram esse atendimento na segunda quinzena de maio.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, até o dia 21 de agosto foram realizadas 3 mil 598 consultas agendadas; sendo 486 no mês de maio; 1.110 em junho; 1.114 em julho; e 888 em agosto. Entre as especialidades, dermatologia, cardiologia, cardiologia infantil, endocrinologia, alergologia, otorrinolaringologia, ortopedia, neurologia, reumatologia, urologia, ginecologia, pneumologia, gastroenterologia e mastologia.

Dessa maneira, através da aproximação dos serviços especializados com a população, o Município está contribuindo com a prevenção do agravamento de morbidades preexistentes, diagnóstico em tempo oportuno de novas patologias e diminuição de incidência de hospitalização, permitindo que o atendimento às pessoas com suspeita ou positivas para coronavírus sejam priorizadas pelos serviços sem grande interferência de outras comorbidades.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *