31 de agosto de 2020

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada até 31 de outubro

A Prefeitura de Arapiraca segue a determinação do Ministério da Saúde e prorroga a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo até o dia 31 de outubro. O público-alvo é a população de 20 a 49 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão da doença ocorre quando a pessoa contaminada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A expectativa do Governo Federal é imunizar mais de 1 milhão e 300 mil pessoas nessa faixa etária, em todo o Brasil. Mas até agora só conseguiu vacinar cerca de 28.63%, correspondente 399.630 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

O objetivo da Prefeitura de Arapiraca é imunizar cerca de 99 mil pessoas contra a doença. Desse total, apenas cerca de 14 mil receberam a dose da vacina, o que corresponde a 14,29%.

Adriana Duarte, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) alerta à população para a importância de tomar a dose da vacina. “A única maneira de evitar a doença, que voltou a circular no Brasil desde fevereiro de 2018, é tomando a vacina”.

A coordenadora ainda orienta que todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estão abastecidas com a vacina. Para a imunização, os usuários devem apresentar o cartão de vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *