3 de agosto de 2020

Campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno no Município

 

(Imagem: reprodução)

Anualmente, o Município promove ações de promoção ao aleitamento materno, através da adesão à campanha mundial “Agosto Dourado”, nas Unidades Básicas de Saúde, Banco de Leite Humano e maternidades. Este ano, com a pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Saúde da Mulher e da Criança, mudou a estratégia, mas continua com foco na temática.

“Informar, Amamentar e Imunizar” foi o tema escolhido este ano pela Sociedade Brasileira de Pediatria para o “Agosto Dourado”. É nesse contexto que o Município organizou um trabalho de conscientização a gestantes e mães, respeitando as regras de distanciamento social, durante os atendimentos das equipes de Saúde da Família, a exemplo das consultas de pré-natal.

“A proposta, durante os atendimentos, é intensificar as orientações sobre a importância do aleitamento materno e da vacinação para a saúde dos bebês. Além de apresentar o serviço do Banco de Leite Humano do nosso Município, responsável por atender mulheres que têm dúvidas, dificuldades ou problemas com a amamentação. E também coleta, pasteurização e distribuição do leite materno”, destacou Maria Luíza Bezerra, coordenadora de Saúde da Mulher.

 

(Foto: Samuel Alves)

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano Ivete França (BLH), órgão municipal responsável pela coleta que alimenta os bebês prematuros da UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca, atualmente tem 26 mães cadastradas no serviço. Durante esta pandemia, o órgão registra a redução em torno de 50% da doação.

Para continuar com o trabalho de coleta, mesmo neste período, o Município adapta o sistema de coleta em domicílio para garantir segurança às mães doadoras. A coordenadora do BLH, Maria Cledja Santos, explica que para realizar a coleta, a equipe responsável recebeu treinamento, usa equipamentos de proteção individual e intensifica os cuidados com higiene, seguindo o protocolo de coleta e armazenamento.
Serviço
Durante esse período, com a necessidade de suspensão dos atendimentos presenciais, já que essas mulheres são consideradas do grupo de risco para coronavírus, a equipe de profissionais do BLH passou a realizar o trabalho de orientação às mulheres e agendamento de coletas por telefone, através do número (82) 9 8109-8112, das 8h às 12h e 14h às 17h, e pela rede social instagram @bancodeleite.

“A nossa proposta e a preocupação do Município é dar continuidade a este importante serviço, responsável por salvar vidas de bebês prematuros, garantindo também a segurança e acolhimento às doadoras. Para isso, adaptamos o nosso serviço. Todas as orientações de coleta e armazenamento são passadas às mães, por telefone. E, a partir de agendamento, nossa equipe vai até a residência, disponibiliza o kit de coleta e recolhe os recipientes com o leite”, explica a gerente.

A coordenadora ainda ressalta que a doação com o leite materno é ato de amor que ajuda o bebê prematuro a se desenvolver com mais saúde, ter mais chances de recuperação e protege de infecções, diarreias e alergias. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. E qualquer quantidade de leite pode ajudar”,completa Maria Cledja Santos.

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *