27 de julho de 2020

Prefeitura adota medidas para apoiar e incentivar o setor cultural durante pandemia

Enquanto o cenário atual não permite que o segmento cultural volte à normalidade, já que foi um dos primeiros a ser impactado, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, também fez uso da criatividade no ambiente virtual para “não deixar a Cultura morrer”.

Diversas propostas nas áreas de audiovisual, música, teatro, leitura e cultura digital, além de pesquisas, reuniões, fórum com todos os segmentos, cadastro cultural para o Auxilio Emergencial, e atividades internas seguem sendo realizadas na Casa da Cultura, através de lives pelas redes sociais.

As medidas são direcionadas aos agentes culturais locais, que podem se inscrever para participar das oportunidades oferecidas por secretarias estaduais de cultura; e cidadãos comuns, que podem acessar de forma gratuita diversos conteúdos culturais. As ações podem ser inspiração para os Municípios interessados em superar os desafios colocados pela Covid-19 no âmbito da gestão pública de cultura.

Conselho de Cultura

Diante da situação, fóruns e conselhos estão sendo criados para que as necessidades da lei Emergencial Aldir Blanc e o incentivo à cultura sejam debatidas.

Em novembro de 2019, houve um um chamamento público para composição do conselho CMPC, mas nem todas as cadeiras foram preenchidas. O Município aguarda o parecer da Procuradoria para lançamento de novo edital e finalização do processo de eleição do novo conselho municipal de política cultural.

“Tivemos que nos reinventar e encontrar meios para manter as atividades culturais vivas e presentes na vida das pessoas, além de garantir as políticas para dar visibilidade à produção artística-cultural do município. Assim que o processo do conselho for concluído, teremos a homologação. Enquanto isso, seguimos debatendo a Lei Aldir Blanc, que vai beneficiar os setores culturais, que são os mais afetados economicamente durante a pandemia”, informou secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *