17 de março de 2020

Prefeitura de Arapiraca anuncia medidas de prevenção ao coronavírus

(Foto: Samuel Alves)

Nesta terça-feira (17), o prefeito Rogério Teófilo reuniu secretários municipais e a imprensa local, no Centro Administrativo, onde anunciou a publicação de um decreto com uma série de medidas preventivas e administrativas contra o coronavírus.

O decreto, que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (18), inclui a declaração de emergência em saúde pública e segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo de Alagoas para a prevenção, controle e contenção de riscos para a saúde da população.

“Embora ainda não haja nenhum caso confirmado para COVID-19, no Município, estudos demonstram que há riscos para a população. Sendo assim, para tentar reduzir a probabilidade de contágio, estamos adotando medidas utilizadas por praticadas por outras cidades e países, com comprovação eficiente no combate ao coronavírus. Atitudes preventivas que possam reduzir a curva e contaminação da doença”, declarou o prefeito.

As medidas estabelecidas em decreto, também são recomendadas para todos os segmentos da iniciativa privada no município. Entre elas, a suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação, por um prazo de 15 dias podendo ser prorrogado. Para evitar prejuízos no calendário escolar, a Secretaria de Educação está antecipando as férias do mês de julho.

O decreto determina a suspensão, por um prazo de 60 dias, das férias e das licenças de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, da Vigilância Municipal e também do Gabinete do Prefeito.

Ao mesmo tempo, desobriga aposentados e pensionistas do município a se apresentarem no Instituto de Previdência para realizar a prova de vida, pelo prazo de 60 dias.

Os servidores municipais, com mais de 60 anos, ficam autorizados a trabalhar em suas residências, seguindo as orientações de seus secretários. Há exceção dos servidores de áreas essenciais e cargos comissionados, estes deverão continuar trabalhando normalmente.

A partir desta quarta-feira (18), ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, as atividades coletivas dos serviços de convivência de idosos e o atendimento do bolsa família. E também canceladas as inaugurações, cerimônias e eventos da Administração Municipal, evitando aglomerações de pessoas e o aumento do risco de contágio.

O prefeito Rogério Teófilo, durante o seu pronunciamento, convocou todos os agentes de saúde e de endemias para atividade de conscientização e prevenção porta à porta, no município. Ainda destacou que outras medidas podem ser adotadas pelo Município, em caso de confirmação de contágio.

“É preciso consciência e espírito de solidariedade, todos pensando em todos, evitar ser contaminado ou contaminar alguém, principalmente os idosos, os mais vulneráveis ao coronavírus”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.

Para tirar dúvidas e orientar a população sobre prevenção e procedimentos em caso de suspeita, a Prefeitura está disponibilizando, através da Secretaria Municipal de Saúde, um número que pode ser acessado via whataspp e telefone,  99604 0006.

Decreto Prefeitura de Arapiraca – Coronavírus

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *