5 de março de 2020

Mutirão de Combate à dengue e ações integradas levam serviços a comunidades

Serviços de saúde são ofertados, gratuitamente, à população

Os moradores dos bairros Mangabeiras e Senador Arnon de Mello receberam, nesta quinta-feira (5), o programa de Ação Integrada da Prefeitura de Arapiraca, com a participação de equipes das secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos.

 No bairro Mangabeiras, a Escola de Ensino Dom Constantino Luers foi o ponto de apoio para o desenvolvimento da ação, que levou serviços de saúde e atividades educativas para alunos, servidores e a comunidade.

Alunos recebem orientações e saúde bucal e ganham kit para higienização

Serviços de Saúde

 No local, a Administração Municipal disponibilizou, gratuitamente, os serviços de aferição de pressão arterial, vacinas, exame de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Orientações preventivas sobre doenças; tabagismo, álcool e outras drogas; alimentação saudável; atividade física e combate ao Aedes aegypti também integraram a programação.

Nas salas de aula, as crianças participaram de diversas atividades sobre os variados temas, entre eles, saúde bucal, quando também ganharam kit com escova e creme dental.

“Este acompanhamento com as crianças e a comunidade já é uma rotina do Município. Mensalmente, trazemos serviços da Unidade de Saúde do bairro Senador Arnon de Mello, com o apoio do Nasf, onde a população do Mangabeiras é atendida. Através de uma parceria com a escola, ampliamos a assistência à comunidade local”, destacou a enfermeira karina Rouse Barbosa.

Agentes de endemias realizam o trabalho de combate ao Aedes nas casas

 Mutirão de combate à Dengue

 Na programação da Ação Integrada, a Secretaria de Saúde, através da parceria entre a Coordenação de Promoção da Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Coordenação de Endemias, UBS Senador Arnon de Melo e Núcleo de Saúde da Família (Nasf), realizou o primeiro Mutirão de Combate à Dengue deste ano.

 Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção da Saúde, destacou que Município segue com a sua agenda anual de atividades e organizou um calendário para levar o mutirão a bairros e comunidades rurais.

Crianças participam de atividades educativas nas salas de aula

“A ideia é intensificar o trabalho de combate ao Aedes, que já é realizado pelo Município. Para isso, atuamos nas comunidades, escolas, unidades de saúde, empresas e espaços públicos da cidade”, completou a coordenadora.

 Durante o mutirão, equipes de agentes de endemias percorrem casas casas, imóveis e terrenos, a fim de eliminar possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti e evitar a sua proliferação. E para ajudar no combate ao mosquito, a Prefeitura conta com a participação da população, importante agente multiplicador das informações e ações.

A dona de casa Maria Aparecida da Silva, moradora da comunidade Mangabeiras afirmou ser uma importante ação que aproxima os serviços da prefeitura à população. “Acho importante receber a visita dos agentes na minha casa e esses atendimentos que a prefeitura traz aqui para a nossa comunidade”, afirmou a moradora.

Equipes realizam mutirão de limpeza em pontos críticos 

 Mutirão de Limpeza

 Entre as ações promovidas nos bairros,  mutirão de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Infraestrutura. Equipes trabalharam na retirada de lixo e entulhos em pontos críticos utilizados pela população para o descarte irregular de material. 

“A ação integrada das secretarias é um importante elo da Administração Municipal com a população. E possibilita levar uma série de serviços da prefeitura até os moradores da nossa cidade. Em cada comunidade, além de levar o do trabalho, ouvimos as reivindicações dos moradores e encaminhamos para a resolução. ”, destacou   o prefeito Rogério Teófilo.

 

 

(Fotos: Samuel Alves)

 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *