16 de março de 2020

Arapiraca  participa do desafio “Promover a educação para a cidadania democrática” do Selo UNICEF

Secretária Graça Lisboa recebe alunos, articuladora e mobilizador do Selo UNICEF (Fotos: Lucas Ferreira)

Arapiraca é uma das cidades brasileiras que aderiu à edição 2017-2020 do Selo UNICEF, iniciativa do  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

O Selo UNICEF  visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. E, para isso, estabelece atividades e metas a serem alcançadas.

Patrícia Santana, articuladora Municipal do Selo Unicef, explica que,  dentro da programação do processo de certificação, mobilizadores e integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes participam do desafio com o tema “Promover a educação para a cidadania democrática – #PartiuMudar”

Na última sexta-feira (13),  um grupo de alunos do 8º e 9º ano da Escola  João Batista Pereira da Silva, acompanhados da articuladora municipal do Selo UNICEF e do mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Elinson Soares de Araújo, foram recebidos pela vereadora e secretária Municipal de Articulação Política, Graça Lisboa, no Centro Administrativo Municipal. 

“Formamos uma comissão  para solicitar apoio para a realização da ação de mobilização social, que propõe  aos integrantes do NUCA a realização de uma campanha no município para estimular os jovens de 16 a 17 anos a tirar o título de eleitor e a participar do processo eleitoral por meio do voto”, destacou Elinson Soares.

O mobilizador justifica que a  escolha da vereadora e secretária Graça Lisboa,  representando a Administração Municipal no encontro dá continuidade às ações.  além da mobilização social para a temática, que também deve incluir visa o fortalecimento  da liderança feminina na política.

Durante o encontro com o grupo, Graça Lisboa compartilhou a sua experiência na política, ouviu articuladora, mobilizador e os alunos, que fazem parte do grêmio estudantil e se colocou à disposição para a articulação e promoção de evento que fortaleça  a campanha. 

“Neste encontro, nós unimos a  juventude, a energia, com a experiência. Estou sempre à disposição para o que vocês precisarem. E desejo que levem uma lição para a vida, a  verdade e o diálogo cabem em todo lugar”, completou a secretária.  

Sarah Gabryelle Santos, 15 anos, afirmou ser um importante momento, quando a Administração Municipal abre as portas para a juventude.  “É uma oportunidade de falar sobre as nossas ideias e, quem sabe, multiplicar para outros jovens e escolas do nosso município. Gratificante ser recebido no Centro Administrativo, abre uma porta e possibilidade para um futuro melhor”, declarou. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *