Arapiraca participa do desafio “Promover a educação para a cidadania democrática” do Selo UNICEF
Arapiraca é uma das cidades brasileiras que aderiu à edição 2017-2020 do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
O Selo UNICEF visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. E, para isso, estabelece atividades e metas a serem alcançadas.
Patrícia Santana, articuladora Municipal do Selo Unicef, explica que, dentro da programação do processo de certificação, mobilizadores e integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes participam do desafio com o tema “Promover a educação para a cidadania democrática – #PartiuMudar”
Na última sexta-feira (13), um grupo de alunos do 8º e 9º ano da Escola João Batista Pereira da Silva, acompanhados da articuladora municipal do Selo UNICEF e do mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Elinson Soares de Araújo, foram recebidos pela vereadora e secretária Municipal de Articulação Política, Graça Lisboa, no Centro Administrativo Municipal.
“Formamos uma comissão para solicitar apoio para a realização da ação de mobilização social, que propõe aos integrantes do NUCA a realização de uma campanha no município para estimular os jovens de 16 a 17 anos a tirar o título de eleitor e a participar do processo eleitoral por meio do voto”, destacou Elinson Soares.
O mobilizador justifica que a escolha da vereadora e secretária Graça Lisboa, representando a Administração Municipal no encontro dá continuidade às ações. além da mobilização social para a temática, que também deve incluir visa o fortalecimento da liderança feminina na política.
Durante o encontro com o grupo, Graça Lisboa compartilhou a sua experiência na política, ouviu articuladora, mobilizador e os alunos, que fazem parte do grêmio estudantil e se colocou à disposição para a articulação e promoção de evento que fortaleça a campanha.
“Neste encontro, nós unimos a juventude, a energia, com a experiência. Estou sempre à disposição para o que vocês precisarem. E desejo que levem uma lição para a vida, a verdade e o diálogo cabem em todo lugar”, completou a secretária.
Sarah Gabryelle Santos, 15 anos, afirmou ser um importante momento, quando a Administração Municipal abre as portas para a juventude. “É uma oportunidade de falar sobre as nossas ideias e, quem sabe, multiplicar para outros jovens e escolas do nosso município. Gratificante ser recebido no Centro Administrativo, abre uma porta e possibilidade para um futuro melhor”, declarou.