9 de dezembro de 2019

Dia Mundial de Combate à corrupção é comemorado no Bosque das Arapiracas

Caminhada reuniu a sociedade arapiraquense em alusão ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado nesta segunda, dia 9 de dezembro, mas celebrada no último sábado, no Bosque das Arapiracas.

O evento, que foi promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), contou com a parceria da Prefeitura de Arapiraca e apoio de órgãos e instituições do Município, a exemplo do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Para Cláudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção à Corrupção da CGU / Brasília, a população de Arapiraca protagonizou um importante evento, quando aceitou o convite, vestiu a camisa do Dia Internacional Contra à Corrupção e demonstrou que é atuante e entende que precisa estar envolvida nessa luta.

Cláudia Taya

“Eu venho de Brasília, não só como servidora pública e secretária, mas como cidadão. Porque, na verdade, toda a sociedade precisa estar envolvida na luta contra a corrupção. E com a percepção de que a gente precisa fazer alguma coisa, mas não só os órgãos de combate à corrupção, a Polícia Federal ou a CGU, mas toda a comunidade. Por isso estamos aqui reunidos nessa cidade tão bonita, com o povo vestindo a camisa e participando dessa caminhada, que é simbólica, para dizer que a gente tá junto por um Brasil melhor”, declarou Cláudia Taia.

O percurso, que contou com o apoio da SMTT, iniciou em um ponto estratégico, próximo à fonte, e seguiu por todo o Bosque das Arapiracas. No espaço da concentração, tendas foram montadas com a oferta de serviços, promovidos por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Sesc, e também para a entrega das camisas da caminhada, mediante a doação de alimentos, que serão doados pela CGU à instituição filantrópica de Arapiraca.

No meio da manifestação, famílias fizeram questão de seguir o percurso juntos. Foi o caso do casal Maria Josineide, Edson Nunes, que estavam acompanhados da filha, Dayana de Souza e o neto, Talysson de Souza.

“Eu acho importante que a sociedade participe de momentos como esse, que chama a atenção para um tema tão importante. Por isso, eu e meu marido trouxemos a família e juntos participamos do ato”, afirmou a funcionária pública federal, Maria Josineide.

Cláudio Júnior

Cláudio Júnior, controlador adjunto da Procuradoria Geral do Município, ressaltou a importante participação de todos. “Parabéns à sociedade e a parceria entre a CGU e a Prefeitura de Arapiraca, que viabilizaram esse movimento, em alusão ao Dia internacional Contra à Corrupção”.

Capacitação

Moacir Oliveira

Também presente no evento, acompanhado de técnicos da CGU, secretários municipais, servidores públicos e a população, Moacir Oliveira, superintendente da Controladoria Regional da União e Alagoas, destacou um importante trabalho que a CGU realizou, através de mais uma parceria com a Prefeitura de Arapiraca e o Ministério Público de Alagoas, o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, direcionado à capacitação de titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas.

“Um prazer estar em Arapiraca fazendo um programa de capacitação dos Conselheiros Municipais. Nossas políticas públicas são todas estruturadas no controle social e preparar o conselheiro para que ele possa desempenhar essa função bem é de fundamental importância para a melhora da política pública”, destacou.

O superintendente ainda ressaltou: “Nós entendemos que estando aqui em Arapiraca, nós vamos deixar um legado. Na medida em que um conselheiro esteja melhor preparado, ele também contribui com o gestor, na tomada de decisão. Porque o gestor vai ter a oportunidade de saber onde ele precisa atuar para trazer os melhores benefícios para a sociedade”, afirmou Moacir Oliveira.

Prefeito Rogério Teófilo

A capacitação aconteceu durante quatro dias, na presença dos conselheiros e secretários e técnicos das pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Na abertura do evento, o prefeito Rogério Teófilo ressaltou falou aos presentes.

“O gestor público tem que trabalhar para a sociedade e estimular a sua participação. Isso envolve todos os poderes, Ministério Público, Câmara de Vereadores, CGU, Judiciário e os Conselhos dessas entidades. A participação de todos demonstra a maneira que nós estamos fazendo Gestão Pública, com transparência, verdade e diálogo . É isso que a sociedade do mundo moderno espera e Arapiraca é vanguarda nesse processo”.

(Fotos: Lucas Ferreira)

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *