26 de dezembro de 2019

Arapiraca registra 2500 atendimentos no primeiro mês do Saúde na Hora

                                                                                        Município amplia o acesso da população aos serviços de saúde

Em novembro, a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira. Após um mês da sua implantação, o Município já identifica, através dos números fornecidos pela Secretaria de Saúde, o alcance e benefícios para os usuários.

Somente durante o horário especial, das 12h às 14h e das 17h às 20h, quando as sete UBS habilitadas no Saúde na Hora permanecem de portas abertas, o Município registrou cerca de 2.500 atendimentos, somente em 30 dias. Além dos 6.500 usuários – somando atendimento médico e de enfermagem – no período comercial.

A iniciativa está cumprindo o objetivo da Gestão Municipal, que é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.

O atendimento diferenciado, que tem beneficiado, principalmente os trabalhadores, que contam com horário extra para cuidar da saúde, está acontecendo nas unidades localizadas nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, além do 3º e 4º Centro de Saúde, localizados nos bairros Santa Edwiges e Itapoã.

Prefeito Rogério Teófilo em visita à Unidade de Saúde

O prefeito Rogério Teófilo destaca a importância desse benefício para a população. “Muita gente trabalha em horário comercial e por esse motivo, muitas vezes, não conseguia ter acesso aos serviços de saúde pelo SUS. A partir do Saúde na Hora, nós estamos ampliando a oportunidade para esse atendimento, que anteriormente só acontecia no 5º Centro de Saúde. É mais uma conquista para os arapiraquenses”, completou.

Teófilo ainda ressalta que, a cada estratégia adotada, a partir de um olhar humanizado para conhecer e identificar as reais necessidades dos usuários da rede de atendimento, Arapiraca
inova na assistência à população e constrói um novo cenário na área da saúde. “As medidas incluem planejamento, captação de recursos, parcerias e uso de tecnologias”.

Ainda segundo dados da Secretaria de Saúde, levando em conta o número de atendimento no mês de outubro, anterior à implantação do Saúde na Hora, o 5º Centro Noturno realizou 439 atendimentos. Agora, com as sete unidades, o Município superou em quatro vezes e assistiu a 2.500 usuários.

Os números refletem o avanço na assistência aos arapiraquenses e a implantação do programa em Arapiraca foi aprovada pelos usuários, como ressalta a dona de casa Ana Paula, moradora do bairro Canafístula.

“Com o nosso posto de saúde aberto por mais tempo, não vai ter desculpa para não cuidar da saúde. quem trabalha ou estuda vai poder ser atendido no horário do almoço ou à noite. Queria agradecer ao prefeito Rogério Teófilo pela atenção que tem dado a Saúde da nossa cidade”, afirmou a usuária, que também participou da edição de um outro programa que tem reduzido e, em muitos casos, zerado as filas de espera para exames e consultas especializadas, o Cria Mais Perto de Você, levado a todos os bairros e comunidades rurais do Município.

Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde, ressalta que a ampliação do horário de funcionamento e atendimento dessas unidades faz com que a prefeitura facilite o acesso da população aos serviços de Saúde no âmbito da Atenção Primária. São consultas médicas e odontológicas, de enfermagem, administração de vacinas, testes rápidos, pré-natal, entre outros.

“É mais um programa que soma ao projeto de modernização da saúde da Prefeitura de Arapiraca. Um avanço para o Município e uma conquista para servidores e usuários”, afirmou o secretário.

(Fotos: Ascom Arapiraca)

 

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *