9 de dezembro de 2019

Alunos da Rede Municipal são premiados em Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR,  a maior Olimpíada do ramo no País. Os estudantes receberam Medalhas de Honra ao Mérito na modalidade Teórica e Certificados de Desempenho.

Os alunos premiados foram: Juliana Bezerra de Oliveira Silva, Davyd Cauã do Santos Lopes, Thiago Henrique de Oliveira Silva, Rafael Alves Cordeiro e Wagson Messias Silva.

A Escola Tibúrcio Valeriano é a pioneira em robótica na rede municipal de Arapiraca deste 2017, quando a Escola participou do Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

Para alcançar esse objetivo, o programa promove acompanhamento pedagógico nessas disciplinas e nas atividades complementares de artes, cultura, esporte e lazer no contraturno das aulas da Rede Municipal.

Em 2017, o articulador Justino Nogueira da Silva Júnior, propôs uma nova abordagem do reforço de matemática através da robótica que vem sendo desenvolvida na escola junto com os alunos.

No ano seguinte, o professor começou a propor, além do reforço de Matemática, uma prática de incentivo a competições de olimpíadas, para estimular os alunos. E agora, em 2019, os estudantes participaram da OBR pela primeira vez, já conseguindo as Medalhas de Honra ao Mérito, sendo destaque no estado de Alagoas.

Participaram da cerimônia de entrega das medalhas e certificados, o Articulador Justino, a Diretora Joana D’arc Julião Amorim, a Coordenadora Liliane de Oliveira, a Supervisora Nilda Pacheco, o Diretor Pedagógico João Paulo, a Coordenadora do Mais Educação Maria Lucia e os alunos premiados: Juliana Bezerra de Oliveira Silva, Davyd Cauã do Santos Lopes, Thiago Henrique de Oliveira Silva, Rafael Alves Cordeiro e Wagson Messias Silva.

Para a Diretora da Escola, Joana D’arc, a conquista desta premiação é extremamente significava a todos os envolvidos. “Um dos maiores objetivos da educação é preparar os alunos para o ingresso na faculdade. E graças à modalidade Vagas Olímpicas, quando concluírem o ensino médio esses alunos podem ingressar em grandes universidades públicas do País. Toda escola está muito orgulhosa do trabalho dos alunos que participaram. E eu agradeço ao Professor Justino por ser o grande incentivador do trabalho com a robótica. Esse trabalho já está dando resultados”.

Autor: Priscila Anacleto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *