22 de novembro de 2019

Escola de Circo realiza apresentação de encerramento do ano letivo

Espetáculos que fazem parte das atividades extracurriculares da Smede são realizados por alunos da Rede Municipal

Fotos: Lucas Ferreira

Acrobacias, malabares, perna de pau e palhaçaria foram algumas das apresentações realizadas pelos alunos da Rede Municipal que fazem aulas de circo no IV Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral (Caeti-IV) – Teófanes Silveira. As atividades marcam o encerramento do ano letivo de 2019. É o momento dos alunos que se destacaram apresentarem tudo o que aprenderam durante as aulas.

De acordo com Helga Silveira, Coordenadora do Caeti-IV. “Os alunos aprendem aqui a mais genuína das artes, que é a arte circense e hoje nós estamos aqui para apresentar o resultado desse trabalho. E eu quero agradecer ao Prefeito Rogério Teófilo, a Secretaria de Educação e a todos que nos ajudaram na organização desse evento. O circo é isso, é coletividade, é trabalho em equipe. E eu agradeço demais a vocês”, afirmou Helga.

A apresentação, que é realizada anualmente, reuniu amigos e familiares dos alunos. O próprio Teófanes Silveira e filhos, além da Subsecretária, Erivan Alves,  a Secretária de Articulação Política Graça Lisboa e o Prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo. O público ficou encantado.

As crianças e adolescentes, que têm entre 7 e 14 anos, surpreenderam a todos com muita desenvoltura e carisma. Um dos mais velhos da trupe, Dherick Lira ou Palhaço Tapioca, está na escola de circo há 4 anos e atualmente ganha dinheiro animando festas infantis. “Eu me identifiquei com a arte da palhaçaria. Levar alegria, fazer as pessoa rirem é a melhor coisa que eu posso fazer com a minha vida. E eu sou muito feliz fazendo isso”, informou.

A caçula da turma, Lorena Sofia, faz parte da equipe de Fita Olímpica. A candura da menina a faz se destacar durante as apresentações. “Quando estou no picadeiro eu fico muito nervosa, mas ao mesmo tempo muito feliz e todo mundo elogia. É isso que eu quero fazer para sempre”, disse a menina que assumiu ser pararicada pelos outros alunos e professores. “Eu sou a mais nova, então todo mundo está sempre se preocupando e cuidando de mim. Eu gosto muito disso”, afirma sorrindo.

O Caeti-IV

O Centro de Apoio, mais conhecido como Escola de Circo, localizado no Bosque das Arapiracas, possui cerca de 600 metros de área construída e oferece aulas para 200 alunos da rede municipal de Arapiraca no contraturno das aulas, como opção de atividade extracurricular. A arte circense estimula a concentração, disciplina, expressão corporal e o trabalho em equipe.

O artista circense Teófanes Silveira, que dá nome à escola, é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e Mestre das Artes Circenses. Ele tem 61 anos de carreira e disse que vendo a culminância desse projeto, a sensação é de dever cumprido. “Eu vim para a terra com uma missão que Deus me deu, ser palhaço. É isso que eu faço e quando eu vejo essa arte sendo aliada à educação das crianças, eu vejo que estamos no caminho certo. Grandes talentos das artes cênicas saíram das comunidades mais humildes e aqui nós temos muitos talentos sendo lapidados”, explica o artista.

As mães dos alunos dizem que essa melhoria é notável em casa e na escola. “Eu sempre ouvia reclamação na escola, e em casa meu filho dava muito trabalho. Agora é só elogio na escola e em casa ele é outro garoto”, disse Edna Maria, mãe do Antonny Vitor de 10 anos.

O Prefeito Rogério ficou admirado com as apresentações e destacou que transformar a vida das crianças é o objetivo da Secretaria de Educação de Arapiraca. “Circo é cultura e o Circo do Biribinha simboliza a cultura arapiraquense. Cultura também é educação e a secretaria de Educação tem a Escola de Circo como âncora nesse processo de transformação na vida dessa juventude”, conclui Rogério Teófilo.       

Autor: Priscila Anacleto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *