31 de outubro de 2019

Prefeito lança segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Mais de 190 toneladas de alimentos serão entregues

Fotos: Samuel Alves

O Prefeito Rogério Teófilo anunciou mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Arapiraca. Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a segunda etapa vai contemplar 213 agricultores que vão fornecer para mais de 15 mil pessoas de 37 entidades, entre elas: associações comunitárias, socioassistenciais, comunidades quilombolas, abrigos, albergue e várias outras. No total, mais de 190 toneladas de alimentos serão entregues.

Com o objetivo incentivar a agricultura familiar, promover a organização produtiva e econômica no meio rural, combater à pobreza extrema e garantir o acesso à alimentação adequada e saudável, o lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na sede do Programa, no bairro Ouro Preto.

O Prefeito falou sobre a importância do Programa para as famílias beneficiadas. “É um envolvimento das pessoas que plantam e das entidades que consomem. Para mim, isso e gratificante. Isso significa um processo de descentralização do atendimento da prefeitura e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Secretário Carlos Lúcio está fazendo um excelente trabalho. Mas principalmente através do PAA. Já é a segunda vez este ano e no próximo ano faremos de novo.”

Depois de 32 anos a Facomar foi contemplada pela primeira vez. O Presidente da Facomar, Thiago da Brita, agradeceu pela iniciativa do Prefeito. “É um sentimento de gratidão, o olhar do Prefeito Rogério Teófilo e sua equipe para a Facomar. Porque a Facomar nunca foi contemplada pelo PAA municipal e hoje, pela primeira vez, estamos sendo contemplados. Estamos levando alimento para 2.976 famílias.”.

A Presidente da Associação de Moradores do Bairro Senador Arnon de Melo, Maria Alves, conhecida como Nilda, agradeceu à gestão pela participação no PAA. “Nós recebemos o produto e distribuímos para os associados. Eles ficam rezando, esperando a hora de chegar, porque muitos deles estão desempregados e não recebem benefícios sociais. Então,  quando esses alimentos chegam as mesas ficam fartas. É com muita gratidão ao Prefeito Rogério Teófilo e ao Secretário Carlos Lúcio que eu venho aqui receber esses alimentos, porque eles vão alimentar pessoas que realmente precisam e eu agradeço demais.”

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Lúcio, destacou o trabalho das equipes envolvidas no Programa. “É gratificante a gente ver o comprometimento de todos os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que desde ontem, mesmo sendo feriado, estavam engajados organizando tudo para que hoje a gente pudesse lançar o PAA.

Esse Programa tem uma importância muito grande para o município e para a agricultura como um todo. Em cerca de 3 meses serão investidos 500 mil reais. A gente está comprando de agricultores de Arapiraca e fazendo a economia girar na zona rural. Além de garantir essa compra, a Secretaria dá assistência técnica e o serviço de mecanização. E, através de edital, assim como foi com os agricultores, nós selecionamos 37 entidades assistenciais que vão pegar o produto dessa compra e tentar melhorar a situação de vulnerabilidade de milhares de pessoas.”

Anderson Soares é Engenheiro Agrônomo e está como Coordenador substituto do Programa. Ele acompanha os agricultores de perto e diz que o Programa é fundamental para eles “Através do PAA o produtor tem uma garantia de venda certa, sem atravessador. E isso faz com que o ele compre seus insumos e invista na mão de obra, consequentemente gerando renda na zona rural. Ele tem a certeza de que vai cultivar, vai vender e vai receber. E isso eu acho que é um dos pontos mais importante do PAA. Toda essa produção da Zona Rural vai alimentar as pessoas do próprio município. Além de importantíssimo eu considero de fundamental para aos agricultores, principalmente aqueles menores. A cada ano a concorrência por vagas no Programa aumenta. Nós pulamos de 172 agricultores, em 2018, para 210 em 2019. Isso mostra que o próprio agricultor valoriza o programa. Justamente pelas vantagens que ele tem.”

Em agradecimento pelo trabalho feito em prol dos agricultores, a Associação dos Produtores de abacaxi do sítio Poção entregou uma cesta de produtos ao Prefeito. E os moradores do bairro Capiatã fizeram uma faixa demonstrando a gratidão que tem pelo gestor.

 

Autor: Priscila Anacleto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *