14 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Unidade de Saúde promove campanha de doação de cabelos para mulheres com câncer

No mês que alerta para a prevenção e diagnóstico  do câncer de mama, através da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Arapiraca promove uma série de atividades educativas sobre a temática e oferta de serviços de saúde para as mulheres, nas Unidades de Saúde do Município. 

Na Vila São José, a adesão à campanha, que é organizada através da Secretaria Municipal de Saúde, se fortaleceu com a formação de uma rede de apoio, formada por servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS), usuários e moradores da comunidade, que se uniram no incentivo à doação de cabelos  para a confecção de perucas, que serão destinadas a mulheres com câncer e que perderam os cabelos durante o tratamento da doença.

A enfermeira Natália Almeida, idealizadora da proposta, explica que para divulgar a campanha, a UBS contou com a participação direta dos agentes de saúde, durante as visitas domiciliares. Cartazes com o slogan “Doe cabelos. Espalhe sorrisos” também foram espalhados na comunidade, especialmente nos salões de beleza. 

Para incentivar a participação da clientela, alguns cabeleireiros ainda estão oferecendo serviço gratuito de corte de cabelo, para quem aderir à campanha de doação.  “Eu achei uma excelente iniciativa e um ato de amor, que pode fazer alguém feliz. E para incentivar ainda mais a participação das minhas rapunzeis, como costumo chamar as minhas clientes, a realizar a doação, estou fazendo corte e escova”, declarou a cabeleireira Cleidiane Balbino.

Doação

As doações dos cabelos podem ser realizadas na Unidade Básica de Saúde da Vila São José, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h, até o dia 24, quando será realizado o dia D da campanha Outubro Rosa e entregue a doação dos cabelos à  instituição que faz confecções de perucas para pacientes com câncer.

Dia D 

Todas as Unidades de Saúde do Município aderiram à Campanha Outubro Rosa, com programação durante todo o mês. E para  intensificar, cada uma está promovendo o dia D, com ações de cuidados à saúde da mulher, a partir de orientações sobre  prevenção e diagnóstico, além de atendimentos médicos e exames. 

Entre os serviços, exame de citologia, mamografia, testes rápidos de HIV, hepatite B e  C, sífilis e consultas. Além de outros serviços, a exemplo de avaliação de câncer bucal e busca ativa de mulheres com atraso na realização dos exames preventivos do câncer de mama e colo do útero.

“O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado da mulher no tratamento eficaz do câncer de mama e colo do útero. Quando identificado cedo, o câncer pode ser tratado e aumentam as chances de tratamento e cura da doença. A Gestão Municipal abraça a causa o ano inteiro, mas intensifica as ações durante este mês da campanha”, afirmou Maria Luíza, coordenadora Municipal de Saúde da Mulher.

Fotos: Arquivo da UBS

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *