10 de outubro de 2019

CRIA mais perto de você: Prefeitura realiza mais de 500 atendimentos na Vila Bananeiras

             Prefeito  comemora sucesso do CRIA mais perto de você

“Quando a gente junta a vontade de fazer a diferença com a capacidade de trabalho, o resultado é sempre positivo”. A afirmação do prefeito Rogério Teófilo faz referência ao programa CRIA mais perto de você, que até esta edição já realizou cerca de 3 mil atendimentos, entre exames e consultas com especialistas do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O programa, pioneiro no Município, já beneficiou a população dos bairros São Luiz,  Itapoã, João Paulo II, Planalto e, nesta quinta-feira (10), chegou à Vila Bananeiras, primeira comunidade rural de Arapiraca a receber o serviço. Os resultados da ação são motivo de orgulho para prefeito Rogério Teófilo, que comemora a cada lugar onde leva os serviços de saúde para mais próximo dos arapiraquenses.

Atendimentos

Nesta edição do programa, Ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, mamografia e consultas com 13 especialidades médicas. Realizar um programa da dimensão do CRIA mais perto de você é um desafio para a Administração Municipal, que conta com o trabalho de várias equipes. São mais de 60 profissionais envolvidos; desde técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Unidades de Saúde e prestadores de serviços parceiros, que se unem para atender às necessidades de cada comunidade.

“O programa é um grande exemplo do poder dessa mobilização por Arapiraca. São dezenas de profissionais unidos com um único propósito: levar saúde a quem precisa. Já são milhares de pessoas que saíram da fila de espera para consultas e exames de várias especialidade médicas. E que, mais cedo, estão iniciando o tratamento e encontrando cura. Garantir o atendimento, realizar investimento e cumprir com as responsabilidades é papel da prefeitura. Mas a gente quer fazer mais. E está fazendo”, ressaltou o prefeito.

                                            Mãe e filho recebem atendimento do Programa CRIA mais perto de você

Entre os usuários do serviço, não faltam exemplos de satisfação e gratidão. A dona de casa Liene Santos, 33 anos, e o seu filho, Clebson Dantas, 9 anos, estavam entre os usuários beneficiados com o programa, na Vila Bananeira. Ela realizou ultrassonografia das articulações, que aguardava desde 2016. E o filho, consulta com oftalmologista e exame laboratorial.

“Esse programa está sendo uma benção para mim e as outras pessoas da comunidade, que hoje estão sendo atendidas, pertinho de casa. É uma alegria perceber que as nossas necessidades estão sendo enxergadas e atendidas pelo prefeito Rogério Teófilo”, declarou a usuária.

Ações 

Além do Programa CRIA mais perto de você, a população da Vila Bananeiras vem sendo assistida pela Gestão Municipal, com ações de diversas áreas. Entre elas, a revitalização do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; ampliação do cemitério local; mutirão de serviços de iluminação, limpeza e manutenção de vias.

Durante conversa com a população, o secretário de Saúde anunciou mais uma importante ação, a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde da localidade, que foi construída há 31 anos e já não comporta mais os serviços. “Com a obra, o município humaniza o serviço para usuários e servidores do Município”, afirmou Glifson Magalhães.

Rodrigo Lopes, presidente do Conselho Municipal de Saúde, presente na UBS, agradeceu o empenho da Gestão Municipal em trazer o programa para a população da Vila Bananeiras. E por atender as reivindicações para a melhoria da comunidade.

“É um programa de grande importância, que veio para beneficiar a população, principalmente aquela que está na fila de espera para marcação de consultas ou exames, por inúmeras situações, do sistema ou falta de recursos. E a gente sabe que não é fácil trabalhar com a saúde de Arapiraca, que além da sua população, ainda atende pessoas de outras cidades. Por isso, parabenizamos o prefeito Rogério Teófilo e o seu secretariado pela ideia, capaz de melhorar a qualidade de vida de toda a população”, ressaltou Rodrigo Lopes.

Secretário Executivo, Moacir Teófilo Neto, conversa com usuários da Vila Bananeiras

Também estiveram presentes, visitando a UBS e os serviços da quinta edição do CRIA mais perto de você, os secretários de Articulação Política, Graça Lisboa; Executivo, Moacir Teófilo Neto; os vereadores Pastor Marcos Caetano e Aurélia Fernandes, além de representantes da SMTT e do Ministério Público Estadual, os promotores de Justiça Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas.

“Viemos prestigiar o evento e parabenizar o esforço concentrado do prefeito Rogério Teófilo, do secretário de Saúde e das equipes da prefeitura. O Ministério Público, ao mesmo tempo que fiscaliza e cobra, também é parceiro das coisas positivas. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, declarou o promotor Rogério Paranhos, que tem acompanhado todas as edições do CRIA mais perto de você.

 

(Fotos: Lucas Ferreira)

 

 

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *