19 de setembro de 2019

Unidade de Saúde comemora aniversário com serviços do programa Cria mais perto de você

(Foto: Genival Silva)

                                     Prefeito Rogério Teófilo marca presença em todas as edições do Cria Mais Perto de Você

No dia do aniversário de cinco anos da Unidade Básica de Saúde João Paulo II, que fica localizada no bairro com mesmo nome,  servidores e usuários, juntos com o prefeito Rogério Teófilo, comemoram a chegada do programa “Cria mais perto de você”, que trouxe para a Unidade de Saúde exames e consultas com especialistas do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Para a agricultora Simone Maria da Silva, 40 anos, que aguardava há mais de um ano por atendimento oftalmológico, a iniciativa do programa no dia  de aniversário da Unidade Básica de Saúde (UBS) foi o melhor presente para a comunidade e uma oportunidade para de agilizar o atendimento. 

“Com o programa, a prefeitura dá  a oportunidade para quem não tem condições financeiras para pagar consulta com especialista. No momento, eu não tenho. O meu marido é servente de pedreiro e está desempregado.  E agora a gente só tem a renda do Bolsa Família e precisa pensar primeiro nas necessidades do nosso filho de quatro anos. Por isso a consulta chegou no momento oportuno”, declarou a usuária.

Além da especialidade que atende a necessidade de Maria Simone, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou atendimentos     com urologista, oftalmologista,  psiquiatra e alergista. além de exames laboratoriais, ultrassonografia e inserção do DIU. 

“O momento é de agradecimento a todas as pessoas envolvidas com a realização do programa Cria Mais Perto de Você, que possibilita um atendimento humanizado a nossa população, a partir da oferta de serviços que serão levados a toda a cidade. A próxima edição já está agendada para o dia 29, na UBS do bairro Planalto”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

De acordo com Iza Caroline Bezerra, gerente da UBS João Paulo II,  foram agendados cerca de 600 atendimentos. em Somando o total das edições anteriores, nos bairros São Luiz e Itapoã,  o número chega perto dos 2 mil. 

“Em algumas das especialidades conseguimos zerar a fila de espera.  Uma felicidade para toda a equipe da unidade, que se empenhou para acolher o programa e as pessoas da nossa comunidade, enxergar nelas a satisfação com a prestação dos serviços. O programa significa um avanço para a saúde de Arapiraca. Que todo gerente possa abraçar essa oportunidade e iniciativa do prefeito Rogério Teófilo e equipe de saúde”, destacou a gerente.

Além de uma UBS toda preparada para receber os profissionais e usuários do programa, a gerência ainda organizou um bolo de aniversário, apresentação musical com equipe da Promoção da Saúde e Banda da Polícia Militar, lanches, brindes para sorteio e sala de beleza, com serviços de  cortes de cabelo, limpeza de pele e maquiagem.

O programa é pioneiro no município e já é motivo de orgulho para os profissionais envolvidos. Rafaella Albuquerque, enfermeira e superintendente da Atenção à Saúde Básica afirma que a satisfação expressa pelos profissionais de saúde envolvidos com o mutirão é motivador para continuar e planejar melhorias para o serviço de atendimento à população. 

“Para as pessoas que trabalham com saúde pública e trabalham com amor, é uma satisfação ver o usuário tendo acesso a serviços, que muitas vezes demorava para chegar até eles. Saúde Pública é uma das prioridades da Gestão Municipal. Sabemos do subfinanciamento do SUS, onde o dinheiro  que é injetado na saúde é pouco para o seu custeio. Então reconhecemos o grande esforço do Município para dar a contrapartida e manter os serviços”, ressaltou a superintendente. 

 

 

(Fotos: Genival Silva)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *