Parceria leva tradição e xaxado para escolas da Rede Municipal de Ensino
A representatividade cultural aflora na pele de cada nordestino.
E a região é um conglomerado de tradições, histórias e para muitos a terra de um super-herói que não usava capa, o Rei do Cangaço Virgulino Ferreira da Silva, ou Lampião, como era mais conhecido.
Contando um pouco sobre a trajetória desse ícone da nossa cultura, o xaxado Nação Cangaço levou para as escolas da Rede Municipal de Ensino um pouco das aventuranças do grupo que percorreu os sertões em busca de dignidade e respeito.
A iniciativa faz parte do projeto Aldeia Sesc em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, e nesses três dias contemplou três Instituições de Ensino com o espetáculo.
Nesta sexta-feira (13) foi a vez da Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva, do bairro Planalto, apreciar a trupe.
Os alunos observavam atentos a performance, que surpreendia pelas pisadas fortes, pelo ritmo contagiante e pela coreografia, que traduziu o cangaço em dança.
Para o coordenador do grupo, Eduardo Kelvin, a dança é uma maneira de trazer a cultura para mais perto dos alunos, de fortificar as raízes e contar a história da nossa terra.
“Temos apenas quatro meses de formação, mas são meses intensos de trabalho e dedicação para levar as nossas raízes ao povo. Essa parceria com o Sesc e com a Prefeitura de Arapiraca vem abrindo portas, e através dela estamos trazendo para mais perto de vocês a nossa cultura”, destacou o coordenador e coreógrafo Eduardo Kelvin.
Confira como foi a programação do Aldeia Sesc nas Escolas:
- 11/09 – Escola 31 de Março;
- 12/09 – Escola Tibúrcio Valeriano;
- 13/09 – Escola João Batista da Silva.