25 de setembro de 2019

Mostra Cultural de Educação encerra Semana Nacional do Trânsito em Arapiraca

A II Mostra Cultural de Educação para o Trânsito, que aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (25), no Planetário Municipal, encerrou as ações educativas da Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro, em Arapiraca.

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (DETRAN/AL), DER/AL, SEST SENAT e a 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere), o evento reuniu trabalhos de diversas escolas das redes particular e pública do estado e de municípios que fazem parte do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).

Em seu pronunciamento representando o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, destacou o pioneirismo do município em ter implantado o PSVM em 2014. Após quatro anos o plano foi estendido para oito municípios das regiões Agreste e Sertão de Alagoas.

“A parceria em projetos como este é que torna todos os envolvidos mais fortes para combater uma causa necessária como a dos acidentes de trânsito e de muitas vidas que são perdidas pela imprudência de condutores que não respeitam às leis de trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.

O titular da SMTT frisou a determinação de o prefeito Rogério Teófilo ter participado de reuniões do PSVM e ter feito as devidas providências para implantar o plano no município.

“Fazer parte do PSVM significa diminuir os índices de acidentes envolvendo motociclistas em Arapiraca, mas que sabemos que o trabalho educativo precisa ser feito ao longo de todo o ano e o prefeito Rogério Teófilo consciente dessa situação agiu prontamente para reforçar as ações do PSVM em Arapiraca”, afirmou Ricardo Teófilo.

Além de as ações educativas da SMTT acontecerem no trânsito, a equipe de Educação para o Trânsito coordenada pelo agente Francisco José Pereira, realiza centenas de palestras ministradas pelo superintendente adjunto Carlos Alberto Peixoto nas escolas das redes particular, estadual e municipal.

“Essas palestras têm mostrado que estamos no caminho certo e as ações na escola despertam o interesse pela informação das campanhas de trânsito na família e os alunos estão mostrando aqui neste evento o que eles aprendem na escola”, direcionou Ricardo Teófilo.

A Câmara Municipal de Arapiraca (CMA) foi representada no evento pelo vereador Fábio Rogério Pereira Chaves, o Dr. Fábio, que trabalha no Legislativo Municipal fortalecendo leis e decretos sobre melhorias no trânsito de Arapiraca.

Encenações, músicas e cordel

Alunos de diversas escolas se apresentaram no palco do Planetário Municipal com encenações de acidentes de trânsito, orientação da sinalização, paródias musicais e até cordel para despertar atenção aos acidentes de trânsito e, assim, diminuir o índice de acidentes.

Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca, falaram sobre a sinalização e pediram mais atenção de condutores e pedestres às leis de trânsito.

O município de São Sebastião também fez uma apresentação envolvente e os alunos da Escola Professor Ricardo Vieira mostraram que a implantação do PSVC diminuiu o número de acidentes de trânsito, envolvendo motociclistas.

“Conseguimos diminuir os acidentes em 76%. Em 2018 o município registou 626 acidentes de trânsito e este ano foram registrados até agora 132 acidentes. Isto significa que o PSVM é muito importante e tem salvado vidas”, constatou o superintendente da SMTT, Afonso Henrique.

A escola particular Santa Esmeralda também adotou a prática da educação de trânsito para seus alunos. Com a supervisão da coordenadora Mônica Pereira de Lira, os alunos apresentaram um musical que alerta para os perigos do trânsito.

“Com esta apresentação estamos mostrando a importância desses projetos na escola e o quanto os alunos se envolveram para levar as informações das palestras para a família e assim multiplicar toda a atenção que o trânsito precisa”, afirmou a coordenadora.

Com a presença da equipe da Lei Seca de Alagoas, coordenada pelo tenente Emanuel Costa e do chefe de Educação para o Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, a coordenadora do PSVM em Alagoas, Edira Soares, responsável pela realização da II Mostra de Educação Para o Trânsito, destacou o crescimento do projeto em parceria com as SMTT’s de oito municípios alagoanos.

“Tudo começou com uma ideia e se transformou em um projeto, começando pela SMTT de Arapiraca que abraçou a causa e hoje estamos em oito cidades, formando uma rede de parceiros e todos comprometidos em transformar o trânsito em um lugar de paz e diminuindo a dor de famílias que viram vidas sendo dilaceradas em acidentes de trânsito”, concluiu Edira Soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *