6 de setembro de 2019

Arapiraca ganha 1º Centro Judicial de Solução de Conflitos do interior de AL

Espaço fica na rodoviária de Arapiraca, ao lado do Núcleo de Práticas Jurídicas do Cesmac (Foto: Breno Airan)

Lugar de encontros e despedidas. Idas e vindas. No meio disso tudo, uma ponte, uma mesa redonda para a resolução de problemas.

O Terminal Rodoviário Deputado Nezinho, no bairro Jardim Tropical, foi o local escolhido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para inaugurar o seu Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

A Prefeitura de Arapiraca cedeu servidores da Secretaria Municipal da Fazenda para que o ambiente funcione com a máxima eficiência, atendendo à população que mais precisa resolver seus conflitos.

Diversas autoridades prestigiaram a inauguração (Foto: Samuel Alves)

Esta é a estreia do Cejusc no interior de Alagoas, sendo o primeiro da Comarca de Arapiraca.

O descerramento da placa aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) com presença de diversas autoridades do Judiciário, do Legislativo e do Executivo do Estado de Alagoas.

“Esse momento representa muito para o nosso povo, porque o Judiciário está humanizando cada vez mais os seus processos. A abertura deste espaço, em parceria com a Prefeitura e com os acadêmicos do Cesmac, é prova viva disso. Independente do resultado da resolução de conflitos, quem sai ganhando é, de fato, o arapiraquense”, diz o prefeito Rogério Teófilo.

Edifício tem o nome do deputado Cláudio de Albuquerque Lima, pai do presidente do TJ/AL (Foto: Breno Airan)

Para o desembargador Tutmés Airan, presidente do TJ/AL, o empreendimento vai agilizar e “desafogar” os trâmites no Judiciário local.

“É preciso literalmente ‘sentar à mesa’, antes da necessidade da abertura de um processo. Com este Centro Judicial, as repostas serão mais rápidos e o conflitos, resolvidos de forma mais branda, tenho a certeza! E para isso agradecemos imensamente esta parceria com a Prefeitura de Arapiraca”, pontua Airan.

O edifício homenageia o pai de Tutmés, tendo o nome do Deputado Cláudio de Albuquerque Lima em sua estrutura.

O local dispõe de 8 salas de conciliação para os arapiraquenses (Foto: Breno Airan)

O CEJUSC tem recepção, sala de acolhimento e oito salas de conciliação, todas com a premissa da “mesa redonda”, a fim de o diálogo sempre fluir entre as partes envolvidas.

Estiveram presentes na cerimônia o procurador Geral do Município, Rafael Gomes; o senador Rodrigo Cunha; o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa; o diretor do Fórum de Arapiraca, Francisco Pereira; diretora do Cesmac Arapiraca, Priscila Vieira; defensor público Marcos Freire; coordenador do CEJUSC Arapiraca, juiz Alberto de Almeida; coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz José Miranda; superintendente do Fórum de Maceió e coordenador do curso de Direito do Cesmac Arapiraca, juiz Orlando Rocha; gerente geral do Sinart, Selmo Oliveira; e coordenadora do município do CJUSC, Chymena Brandão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *