26 de setembro de 2019

Arapiraca capacita equipe para a implantação das Ouvidorias-Locais de Saúde

(Foto: Genival Silva)

Nesta quarta-feira (25), um grupo de assistentes sociais do Município participou de capacitação, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o programa de  implantação das Ouvidorias-Locais do Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde.

A Ouvidoria é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. E tem esse papel de funcionar  como um canal de mediação entre a população e o setor público.

De acordo com Emmanuelle Costa, superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Arapiraca já possui o serviço de Ouvidoria-Geral do SUS, mas quer fortalecer esse trabalho. Por isso, está iniciando a implantação das Ouvidorias-Locais com o projeto piloto em 13 Unidades de Saúde.

Emmanuelle Costa, superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa

“O objetivo principal é aproximar a população ainda mais desse serviço, que é importante ferramenta de participação da sociedade.  E com representantes nas próprias unidades de saúde permite mais agilidade no encaminhamento  e respostas às demandas”, destacou a superintendente.

Na capacitação, que  foi ministrada por Janailma Azevedo, ouvidora do SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), tratou da importância da ouvidoria e  prazos de respostas aos usuários. 

 “Essa capacitação, que é uma das etapas com o objetivo de descentralizar o trabalho das ouvidorias do SUS, prepara os profissionais para atuar mediante cada demanda, que exige um tratamento e um  encaminhamento para dar respostas ao cidadão”, completou Janailma Azevedo.

 

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

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