Arapiraca capacita equipe para a implantação das Ouvidorias-Locais de Saúde
(Foto: Genival Silva)
Nesta quarta-feira (25), um grupo de assistentes sociais do Município participou de capacitação, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o programa de implantação das Ouvidorias-Locais do Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde.
A Ouvidoria é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. E tem esse papel de funcionar como um canal de mediação entre a população e o setor público.
De acordo com Emmanuelle Costa, superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Arapiraca já possui o serviço de Ouvidoria-Geral do SUS, mas quer fortalecer esse trabalho. Por isso, está iniciando a implantação das Ouvidorias-Locais com o projeto piloto em 13 Unidades de Saúde.
“O objetivo principal é aproximar a população ainda mais desse serviço, que é importante ferramenta de participação da sociedade. E com representantes nas próprias unidades de saúde permite mais agilidade no encaminhamento e respostas às demandas”, destacou a superintendente.
Na capacitação, que foi ministrada por Janailma Azevedo, ouvidora do SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), tratou da importância da ouvidoria e prazos de respostas aos usuários.
“Essa capacitação, que é uma das etapas com o objetivo de descentralizar o trabalho das ouvidorias do SUS, prepara os profissionais para atuar mediante cada demanda, que exige um tratamento e um encaminhamento para dar respostas ao cidadão”, completou Janailma Azevedo.
Autor: Ana Maria Cavalcante