2 de julho de 2019

Angolano curte São João pela 1ª vez e se encanta com Aravantu

O nome do meio dele, Tchicolomuenho, quer dizer em umbuntu “a vida basta”; e é justamente isso que Angelino leva do São João daqui: a simplicidade (Foto: Lucas Ferreira)

Em viagem pelo Brasil, o angolano Angelino Tchicolomuenho Américo viu de perto todo o calor proporcionado pelos festejos juninos daqui.

Ele visitou o Arraiá Vila Contente, do bairro Itapoã, e o Arraiá Brisa Luar, do Conjunto Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.

Afora esses dois momentos ímpares em sua vida – ao passo que Angelino nunca havia visto tal manifestação cultural antes –, ainda conferiu os shows que aconteceram nos dias 28 e 29 de junho, no Lago da Perucaba.

O turista angolano de 30 anos presenciou duas vertentes da festança na segunda maior cidade do estado de Alagoas, dentro da programação oficial Aravantu – São João de Arapiraca 2019: uma com o resgate das tradições juninas nas ruas da cidade, enfeitando-as e com as famílias à porta de casa, e outra com milhares de pessoas em frente a um palco, dançando até debaixo de chuva ao som do forró, ritmo originário do Nordeste brasileiro.

O angolano viu de pertinho as manifestações culturais do Nordeste brasileiro; nesta foto, a quadrilha que se apresentou no Arraiá Vila Contente, no bairro Itapoã (Foto: Samuel Alves)

“É fascinante a festa que vocês fazer aqui, em especial em Arapiraca. Na Angola, também temos festas populares, mas em fevereiro; semelhantes ao Carnaval, inclusive. Algo assim [como o São João] é inédito para mim. Nunca havia presenciado um evento assim! Muito bonito, muito vibrante e rico em cores e sons. Estou adorando!”, pontua ele, que é engenheiro industrial e de sistemas elétricos.

Angelino veio ao Brasil em busca de seu grande amor, a servidora pública Cristina de Oliveira Américo, que trabalha na Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Ele o encontrou e, de quebra, ainda ganhou uma trilha sonora arretada para o romance que já deu em casório.

Vai voltar para a África em breve com tudo isso na bagagem – mas sem excesso de peso. O amor e o São João são pura leveza.

Nos shows da Perucaba, Angelino pôde ouvir o melhor da nossa música (Foto: Lucas Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *