26 de junho de 2019

Arraiá Baile na Roça, no bairro Brasiliana, resgata a tradição dos festejos juninos

(Foto: Samuel Alves)

As festas juninas, uma das mais queridas para os nordestinos, se consolida no município com o Aravantu, o São João de Arapiraca. O evento, a partir dos arraiás comunitários, une famílias, vizinhos e resgata as tradições culturais nos bairros e comunidades.

Nesta terça-feira (25), o palco das festividades foi o Arraiá Baile na Roça, no bairro Brasiliana, que seguiu a proposta do Concurso de Resgate às Tradições Juninas, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude,  e levou a alegria do São João para a população. 

No palhoção, todo enfeitado com palhas de coqueiro, bandeirinhas, balões, fitas coloridas, estandartes de santos e outras adereços juninos,   preparado para as apresentações de quadrilhas matuta e estilizada, coco de roda e guerreiro, promoveu um encontro de gerações, dentro e fora do palco. 

Para a professora aposentada Maria Salete Paulino, a festa é uma maneira de manter vivo o costume de reunir as famílias e os vizinhos nesse período junino, um costume herdado dos seus pais e passado para as outras gerações. 

“O São João é uma festa agregadora, símbolo de união, que aprendi com meus pais. E faço questão de manter esse sentimento vivo entre a minha família”, declarou Maria Salete, que reuniu filhos, netos e nora para assistir as apresentações que lembram a sua infância, no Arraiá Baile na Roça.

A exemplo da família da professora aposentada, muitas outras se emocionaram com as apresentações da noite. No centro do palhoção um encontro de gerações: crianças, jovens e adultos dividiram o espaço com apresentações em grupos. 

 

Coco de Roda Balançar Kids, Coco de Roda Balança mas não cai, Grupo  Guerreiro Avançado da Associação dos Aposentados de Arapiraca, Quadrilha Matuta Baile na Roça e Quadrilha Estilizada Mandacaru Junina foram as atrações da noite.

Bernadete Borges, uma das integrantes do guerreiro, que dança há três anos, explica que o grupo faz apresentações o ano inteiro, mas que ganha destaque durante as festividades. “A cada apresentação é uma emoção nova. Nos divertimos e ainda contribuímos com a divulgação de uma dança tradicional”, destacou

O colorido das roupas, o repertório musical, a alegria  e entusiasmo dos integrantes contagiaram a todos, que responderam com aplausos a cada  apresentação. Na abertura, o desfile da rainha do milho, que distribuiu simpatia para o público e jurados, que acompanharam cada detalhe da festa, enquanto provavam os quitutes tradicionais da época. 

Sheila da Silva, uma das organizadoras do Arraiá Baile na Roça, explica que a preparação de cada detalhe da festa é trabalhosa, mas rende alegrias  que se renovam a cada ano, quando enxerga a felicidade dos participantes e o reconhecimento da comunidade, que há cinco anos participa do concurso.

“Viver esse momento é mágico. A cada ano é uma emoção nova, que enche de alegria o nosso coração. O concurso da prefeitura estimula e valoriza o resgate das nossas tradições”, afirmou a organizadora.
CONFIRA OS DIAS DOS PRÓXIMOS ARRAIÁS COMUNITÁRIOS

26/06 – Arraiá Balança Mas Não Cai (Santa Edwiges)

30/06 – Arraiá do Povão (Nossa Senhora Aparecida) e Arraiá Renascer do Sertão (Manoel Teles)

01/07 – Arraiá Lengo Tengo (Brasília) e Arraiá dos Milagres (Zélia Barbosa Rocha)

02/07 – Arraiá Vem Que Tem (Eldorado)

03/07 – Arraiá Arrocha o Nó (Jardim Esperança) e Arraiá do Gonzagão (Baixão)

O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; Confraria San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.

 

 

(Fotos: Samuel Alves)

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *