4 de maio de 2019

Instituto Histórico de Arapiraca funcionará no antigo prédio da Câmara

Prefeito entrega as chaves do local para a secretária de Cultura (Foto: Lucas Ferreira)

A sexta-feira, dia 3 de março de 2019, foi literalmente um dia histórico para Arapiraca.

O prédio onde funcionava a Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Rio Branco, no Centro, foi cedido para a Prefeitura de Arapiraca em ato simbólico reunindo o prefeito Rogério Teófilo e vereadores da Casa de Herbene Melo.

Participaram ainda do momento a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, e o coordenador Geral de Comunicação, Nelson Santos Filho, ladeados todos por assessores e jornalistas.

Acompanha por vereadores, Rogério conheceu as dependências do prédio (Foto: Lucas Ferreira)

As chaves foram entregues pelo presidente da Câmara, Jairo Barros, ao prefeito que, por sua vez, direcionou o molho para a secretária de Cultura, pasta que tomará conta do espaço integralmente.

O local se tornará o “Instituto Histórico e Tecnológico de Arapiraca” e contará com um grande acervo mostrando o percurso da segunda maior cidade de Alagoas, com seus líderes, artistas, momentos e vislumbres registrados e documentados.

“Esse é um marco para o nosso município. Aqui, neste prédio, já funcionou o Colégio Bom Conselho e a própria Prefeitura de Arapiraca. Então é um local que ‘volta’ para nós, olhando para o passado e olhando também para o futuro”, diz Rogério Teófilo.

Ambiente vai resguardar a memória do povo arapiraquense (Foto: Lucas Ferreira)

Para a vereadora Graça Lisboa, ao lado dos vereadores Jairo Barros e dr. Fábio Rogério, o Instituto terá papel fundamental na formação dos alunos arapiraquenses. “Para mim, que sou professora, é de uma grande alegria isso estar acontecendo; existir um espaço assim, onde a nossa memória será resguardada”, pontua.

O ambiente foi palco de importantes decisões do Legislativo nos últimos anos e também será cenário para novas descobertas, segundo a secretária Rosângela Carvalho. Em contato com um museólogo, ela deve começar os trabalhos já nos próximos dias.

(Fotos da galeria: Lucas Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *