24 de maio de 2019

Escola abre as portas neste sábado e leva projetos de saúde e educação para famílias do Brisa do Lago

Neste sábado (25), a Escola de Ensino Fundamental Professora Cleonice Barbosa de Almeida, no conjunto residencial Brisa do Lago, bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas, abre as portas e acolhe alunos e suas famílias, durante uma ação com atividades físicas, recreativas e de promoção da saúde.

A escola está sendo preparada para receber um público estimado de 500 pessoas, convidadas a participar de atividades que visam a prevenção de doenças, promoção da saúde e a inclusão das famílias no ambiente escolar.

Para isso, a Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias de Saúde e a de Educação e Esporte, leva dois importantes projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino, o “Jogando em Família” e o “Crescer Saudável”.

Os dois programas atendem a proposta de uma escola que acolhe e cuida dos seus alunos. E juntos, neste sábado, a exemplos de outros momentos, em outras unidades escolares, possibilitam a experiência de uma escola participativa, que valoriza a inclusão da família no processo educacional.

“Abrir as portas da escola para a comunidade é um convite para que ela entre, conheça e participe da rotina escolar, que julgamos de suma importância para o processo de aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou o prefeito Rogério Teófilo.

Programação:

Na programação: atividades físicas; palestras sobre alimentação saudável para crianças e os pais, com o propósito de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil; aferição de pressão arterial; glicemia; medições antropométricas para avaliação do estado nutricional das crianças; entre outras atividades.

A ação conta com a parceria da Unidade Básica de Saúde do Brisa do Lago, o Conselho Regional de Nutrição e o Curso de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal).

Conheça os projetos:

  • Jogando em Família

Executado pela Superintendência de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, o projeto visa realizar atividades esportivas entre alunos da Rede Municipal de Arapiraca e pais, ou responsáveis, com a proposta de aproximar as famílias da realidade escolar de seus filhos.

A justificativa do projeto passa pela observação de que a prática de atividades esportivas proporciona benefícios diretos e indiretos à
saúde de pessoas de diferentes faixas etárias. Além de melhorar a condição geral do organismo, ainda diverte e contribui para a socialização entre os praticantes.

  • Programa Crescer Saudável

Executado pela pasta da Promoção da Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), o Crescer Saudável tem o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil, por meio de ações realizadas para as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

Entre elas estão as que abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentarem obesidade.

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *