16 de maio de 2019

Dengue é tema de capacitação para médicos da Atenção Básica do Município

Arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela, foi tema de capacitação realizada nesta quarta-feira (15), no Centro de Referência de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwiges, para médicos da Atenção Básica.

O evento integra o cronograma de atividades do Programa de Educação Continuada do Município, que promove capacitações para os profissionais da saúde, visando a melhoraria no trabalho de assistência à população.

A capacitação, ministrada pelo médico infectologista José Maria Constant, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi um rico momento de debate e contribuição para os profissionais médicos, com abordagem desde a sensibilização sobre a importância deles na identificação, controle e tratamento das doenças.

Para o médico palestrante, o aumento do número dos casos de dengue em todo o Brasil, e que não é diferente em Arapiraca e nas demais cidades do Estado de Alagoas, nessa época do ano, também é esperado. Por isso, dentro do tema arboviroses, o maior enfoque foi dado a dengue.

Como se manifesta a doença, diagnóstico precoce para evitar complicações e mortes, além do tratamento foram aspectos mencionados pelo médico infectologista, que ainda destacou uma outra doença, a febre amarela.

“Apesar de não está acontecendo, ainda, em Alagoas, classificado entre os seis estados brasileiros que não apresentaram casos no ano passado, mas é preciso que os profissionais médicos estejam preparados para a identificação de um eventual caso de pacientes que venham das áreas onde a doença está se manifestando”, ressaltou José Maria Constant.

O assunto tem sido discutido com bastante dedicação em Arapiraca. O prefeito Rogério Teófilo determinou, inclusive, que fossem intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, através de mutirões e capacitações como esta.

Durante o encontro, o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, ressaltou que a capacitação para os médicos, com a temática voltada para o combate à dengue, é uma das estratégias utilizadas pelo Município, que implantou ações permanentes, a partir de desenvolvimento de campanhas de informação; mobilização social, através do trabalho dos agentes de endemias, dos mutirões pelos bairros e comunidades rurais da cidade; e formação de agentes multiplicadores em escolas, empresas e instituições, a exemplo do grupamento do Tiro de Guerra 07/015.

“Apesar da atuação da gestão, a prevenção e as medidas de combate aos focos do mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, exigem a participação e mobilização de toda a população, através de medidas simples para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações poderão ser insuficientes, já que, em Arapiraca, 85% dos criadouros do mosquito estão nas casas”, afirmou o secretário.

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *