12 de maio de 2019

Crianças carentes inspiram exposição surrealista que está na Casa da Cultura

A obra “Rosárias” traz os passarinhos se livrando da gaiola (Foto: Lucas Ferreira)

Conhecer algo é uma coisa. Viver esse algo de perto é outra. A experiência dá, então, o tom necessário para o nosso envolvimento no mundo. Por isso devemos errar por nós mesmos e chorar nossas próprias lágrimas.

Neste ambiente interno de conexão e congraçamento com o que está ao nosso redor, a exposição “Casa de Passagem”, da artista plástica arapiraquense Izabella Vitória Silva, teve sua abertura nesta sexta-feira (10) na Casa da Cultura.

Tudo começou com oficinas do projeto “O Olhar das Meninas”, realizado por ela a partir do Edital de Protagonismo Cultural dos Jovens – Prêmio Juventude Vez e Voz, viabilizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Ideia da mostra veio do contato direto da artista com o universo das crianças da Casa de Passagem (Foto: Lucas Ferreira)

Izabella teve contato direto com crianças carentes atendidas pela Casa de Passagem Maria das Neves Borges, localizada no bairro Cavaco.

Lá ela pôde instigá-las a ter um olhar cativo sobre o mundo em volta, por meio de oficinas de Artes.

Assim, a artista plástica ouviu relatos e situações que a deixaram ainda mais conectada com aquelas crianças. Isto lhe rendeu inspiração para esta mostra que ora se apresenta na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca, até o próximo dia 24 deste mês.

Instalações trazem sutilezas para o rol da Casa da Cultura (Foto: Lucas Ferreira)

Destes relatos, com a ajuda do produtor cultural e músico Janu Leite, ela fez uma seleção de entrevistas com as crianças (devidamente autorizadas) para reprodução de algumas delas durante a mostra.

Enquanto se vê e se absorve as obras surrealistas, ouve-se a criançada falando sobre a vida e o mundo, na perspectiva de cada uma delas, numa espécie de mosaico de passado, presente e futuro pintados com uma fala mansa.

“Eu cheguei para ensinar algo novo e fui eu quem aprendi. Foi lindo! Trabalhamos o desenho e a pintura, mas o que realmente instigamos nos pequenos foi a sensibilidade e essa coisa toda de se reconhecer naquilo que fazemos, em como sua mão faz o traço e aquilo vai imprimindo sentido, vai ganhando cor e corpo”, revela Izabella.

Contexto surrealista dá margem para muitas interpretações (Foto: Lucas Ferreira)

Durante as atividades, ela colocou à prova diversas obras de grandes personalidades mundiais das Artes para que as crianças, a seu modo, as interpretassem e lhes dessem significado.

Em uma das dinâmicas, foram levados espelhos e os pequenos ficaram se encarando diante deles, procurando características específicas, a fim de fazerem autorretratos.

Segundo Bella, como é também conhecida no meio artístico, o intuito da exposição é esse: fazer com que nos reconheçamos em nós e no outro.

Izabella Vitória saiu transformada desta experiência com os pequenos (Foto: Lucas Ferreira)

No rol da Casa da Cultura — que fica na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, funcionando manhã e tarde de segunda a sexta-feira —, há as obras “Rosárias” (instalação); “Pó de Nuvem” (mural de quadros); “Pipa” (instalação); “Antes de Caírem os Sonhos, Flutuavam” (óleo sobre tela); “Príncipe Brasileiro” (acrílico sobre tela); “Olhos d’Água” (óleo sobre tela); “Menina e o Peixe” (óleo sobre tela); “Memória InTerna” (óleo e linha sobre tela, com os dizeres “Saudade é o amor que fica”); “Segredo” (óleo sobre tela); “Passagem” (óleo sobre tela); “Rito de Passar” (videoarte, em realização conjunta com a fotógrafa Isadora Magalhães); e “Simone” (escultura de barro e argila), em homenagem a uma das crianças envolvidas em todo o processo.

A mostra “Casa de Passagem” — que tem como apoiadores culturais a Prefeitura de Arapiraca, Pífanos Pizzaria, Carajás, Livraria Central e Arcomar — traduz essa efemeridade que é o ainda. Estamos todos aqui apenas de passagem. Aproveite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *