26 de abril de 2019

Fliarinha apresenta o mundo encantado da literatura a crianças e comunidade do Novo Horizonte

A iniciativa de levar literatura infantil às Arapiraquinhas do Município, em alusão ao Dia do Livro, comemorado no último dia 23, chegou ao bairro Novo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (26), através da Fliarinha, a versão da Feira Literária de Arapiraca (Fliara) dedicada às crianças.

O mundo encantado da literatura foi apresentado a partir das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, que foi contada, cantada e coreografada por crianças do Centro de Educação Infantil Santo Antônio e da Escola Perfeita União II.

Segundo Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude, a ideia é estimular o hábito da leitura nos pequenos, através de atividades lúdicas, em espaços preparados especialmente para o público infantil.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte, a proposta é levar a Fliarinha a outras Arapiraquinhas do Município, a partir deste mês até novembro, e envolver ainda mais crianças, professores e a comunidade local.

“A leitura é importante para a formação do cidadão. E com o objetivo de estimular essa prática, o município está realizando rodadas da Fliarinha, nesses espaços com bibliotecas, que muito representam para a construção do futuro e de uma nova cidade, que valoriza a educação e a formação intelectual dos pequenos”, destacou a secretária.

A exemplo do que aconteceu na Arapiraquinha Professora Claudenice Pimentel, na Comunidade Canaã, na quinta-feira (25), a Biblioteca Digital Professora Claudenice de Oliveira Pimentel, no bairro Novo Horizonte, abriu as suas portas para as crianças e o mundo encantado da literatura.

Quem compareceu presenciou uma variedade de expressões culturais: biografia de Monteiro Lobato; contação de história; apresentação musical do Sítio do Picapau Amarelo; jograis “Os mandamento do livro” e “ O que a leitura pode fazer por você”; Música e coreografia da Emília; e encenação da peça “Como o Aedes apareceu no Brasil”, do Grupo de Educação em Saúde da Promoção da Saúde (Gesps).

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *