29 de abril de 2019

Famílias e trabalhadores se misturam em mais uma edição do #VemProBosque

O Bosque das Arapiracas vem ganhando novo corpo a cada final de semana que se apresenta. É comum ver pessoas por este “pulmão verde” bem no Centro do município, estejam elas fazendo algum exercício físico ou apenas usando o local como espaço de convivência.

Mas ultimamente estes aspectos têm se acentuado com propriedade. Neste mês de abril, foram realizadas duas edições do #VemProBosque.

O projeto já nasceu grande em sua proposta: levar as famílias arapiraquenses para passar o domingo realizando atividades ao ar livre. Um programa longe do sofá, da TV e, principalmente, do celular.

E foi isso o que se viu neste domingo (28) no Bosque com a edição especial do Dia do Trabalhador.

Muitos profissionais, autônomos ou não, também saíram de casa para lucrar, como foi o caso da microempreendedora individual (MEI) e cientista social Radmylle do Carmo.

Ao lado do namorado, o advogado Luiz Gustavo de Almeida, ela “montou sua barraca” em meio às tendas do #VemProBosque com produtos da Radelícias.

Por lá, havia salgados como quiches de frango com três queijos e tortiletes de brigadeiro, paçoca, morango, negresco, baunilha negra, limão siciliano, carimbó, maracujá, chocolate trufado e frutas do bosque – esta última contendo framboesa, amora e morango, talvez numa homenagem ao próprio Bosque das Arapiracas.

“Várias pessoas já brincaram a respeito desse nome ‘Frutas do bosque’. Tem saído bastante”, sorri Rad, como é também conhecida.

Para ela, este tipo de evento só evidencia ainda mais os pequenos empresários e MEIs. “A Prefeitura de Arapiraca está de parabéns por promover uma ação assim, integrando diversas secretarias num só lugar e serviços gratuitos. E isso deveria ter continuidade, esse espaço, sobretudo, para quem é microempreendedor, que está começando seu negócio agora e não tem uma porta inicial para mostragem de seu produto”, diz.

E completa: “Estar aqui nesta edição especial do Dia do Trabalhador só me enche de orgulho por eu estar fazendo umas das coisas que mais gosto: encher o coração das pessoas com amor, com carinho, que é o nosso ingrediente principal no Radelícias. É uma oportunidade incrível. A gente vai ganhando mais visibilidade no mercado. Espero que isso do #VemProBosque se perpetue também em datas não comemorativas”.

É o que pretende o prefeito Rogério Teófilo. O gestor municipal foi até a área verde neste domingo para prestigiar o andamento do projeto.

“Essa comemoração antecipada do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, teve um processo de interação com todas as secretarias da Prefeitura se envolvendo para isto dar certo. Para além disso, está se criando uma cultura de vir à praça pública, como antigamente se fazia. Um espaço de lazer, de interação, de encontro, inclusive para as famílias dos trabalhadores da nossa cidade, sempre com atrações culturais e esportivas”, pontua o prefeito.

Prova disso foi o empresário do Favoritos Buffet, Gustavo Cavalcante, de 30 anos, passeando pelo calçadão do Bosque com sua esposa Ana, o filho Felipe, de apenas cinco meses de vida, e sua cadelinha Meg.

“Eu estou adorando este novo formato. Não tinha vindo ainda e, de fato, muda a mentalidade das pessoas. O local fica mais aberto, mais convidativo”, coloca.

Justamente o que pensa a assistente administrativa do Sesc Arapiraca, Helena Andrade. “Está lindo! É muito bom ver um espaço público sendo tão bem utilizado. Como ressalva, acho que seria bacana fechar os dois lados do Bosque, as duas ruas, a fim de as crianças brincarem mais livremente com seus skates, patins e patinetes e ainda os ciclistas poderem praticar seus exercícios sem se preocupar com o tráfego”, comenta ela, que é também ciclista.

PARCERIAS

Diversos estandes estavam enfileirados em uma das vias do Bosque das Arapiracas, com diversos serviços.

Estavam por lá o Sesi, com massagem; a Junta Comercial; a Dismoto Honda; Arraiá dos Pocas; Senac, com o cantinho de leitura e conhecimento; Popular Alimentos; Uninassau, realizando ações gratuitas de saúde; Casa do Empreendedor, fazendo encaminhamentos e agendamentos de carteira de trabalho, entre outros; Instituto Embelleze, cortando cabelo e fazendo maquiagem; Emagrecentro; Associação Comunitária do Bairro Capiatã; artesãos do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves; Casa Honório e seus bolinhos no pote; Radelícias; Delícias do Rancho, com geleias diversas; e Decorrusticu’s.

Além das já citadas Dismoto Honda e Arraiá dos Pocas, o #VemProBosque conta com o apoio da Unimed Arapiraca, Academia Life, Grupo Coringa e A5VC.

“Estas parcerias são muito importantes. Elas e as que firmamos junto às secretarias municipais. Nesta edição, estamos com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo [SMDETur] tomando a frente. E isso muito nos alegra: ver o Bosque cheio de gente curtindo apresentações culturais da terra e prestigiando um momento tão lindo”, ressalta Rosângela Carvalho, secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, pasta idealizadora deste projeto.

Na ótica do secretário Michael Chinelato, da SMDETur, esta segunda edição do evento consolida este ambiente de lazer, entretenimento e, agora, de empreendedorismo.

“O arapiraquense tem este tino empreendedor e o #VemProBosque é um local para que isso se mostra, aflore de maneira muito natural. O empreendedorismo é transversal: tem a ver com lazer, com gastronomia, com entretenimento, com oferta de serviços. E Arapiraca só tem a ganhar com este formato”, reforça ele.

Nesta edição, houve shows do trio pé de serra Forró do Cheira e do grupo pop Projeto Vitrola, além do ensaio aberto do Grupo de Cultura Popular Xaxado Nação Cangaço, trazendo arte, resgate das tradições nordestinas e muita harmonia para quem assistiu tudo em piquenique ou em pé com o verde ao redor.

Autor: Breno Airan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *