27 de março de 2019

Pessoas com deficiência ganham autonomia com equipamentos fornecidos pelo Município

Equipe da Saúde do Município participa da ação com usuários e familiares

A semana começou com boa notícia para 40 pessoas com deficiência, usuárias  da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, no bairro Baixão.  Na última segunda-feira (25), crianças e adultos, assistidos pela Rede Municipal de Cuidados à Pessoa com Deficiência, receberam  equipamentos que possibilitam autonomia em suas atividades diárias.

Entre os equipamentos, que são fornecidos gratuitamente  pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, estão cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para banho, bengalas, almofadas de célula de ar, andador fixo, muleta axilar, órteses e mesas de atividade.

De acordo com Amanda Bertoldo, coordenadora da Rede Municipal de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a ação, que é desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que identifica os usuários, as suas necessidades individuais, encaminha a solicitação e acompanha durante a fase de adaptação, acontece durante todo o ano.

 

Durante a cerimônia de entrega, usuários e familiares recebem todas as orientações sobre o uso adequado de cada equipamento. Além disso, a equipe do NASF , promove o estímulo à autonomia  e independência das pessoas com deficiência, durante roda de conversa.

Em 2018 foram entregues 380 equipamentos. Agora em 2019, somando aos desta semana, já são 50. “A proposta do município é respeitar o direitos das pessoas com deficiência e proporcionar uma melhor qualidade de vida delas e, consequentemente, dos seus familiares, que também são favorecidos com a ação”, ressaltou a coordenadora. Ela ainda adiantou que, na próxima semana,  pessoas de outras unidades de saúde serão beneficiadas com a ação.

 

 

 

 

 

 

(Fotos Arquivo)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *