27 de março de 2019

Moradores do Residencial Agreste recebem serviços sociais gratuitos

Lucas Ferreira

A fim de atender e orientar a população quanto às questões sociais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Ensinar do Desenvolvimento Social apresentaram, na tarde desta quarta-feira (27), o Plantão Social aos moradores do Residencial Agreste. O objetivo é de procurar soluções para os problemas apresentados pelos moradores em condições de vulnerabilidade.

De acordo com a coordenadora do instituto, o órgão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapiraca, ouvirá as necessidades e, de forma ágil, irá procurar soluções para cada situação e, quando for mais complexo, será encaminhado ao setor responsável dentro da secretaria.

Cerca de 200 moradores do conjunto participaram da reunião e agradeceram a oportunidade. A dona de casa Maria José Santos da Silva foi uma delas. “Estamos muito felizes com a realização desse projeto aqui, pois precisamos muito”, declarou.

O programa vai ficar no residencial até fevereiro de 2020 e vai envolver as secretarias municipais, de forma integrada com o objetivo de proporcionar à aproximação dos serviços públicos a população.

Participaram da reunião integrantes do Centro Pop, d0 Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Cadastro Único e do Programa Criança Feliz.

Plantão Social

O Plantão Social é uma das formas de organização do atendimento social à população com problemas de subsistência, famílias e pessoas sozinhas em situação de risco pessoal e/ou social do município de Arapiraca. É um serviço de referência para a cidade nas situações de urgência e emergência, caracterizado como uma das “portas de entrada” do usuário na política de Assistência Social, possibilitando seu acesso às demais políticas públicas.

A urgência é definida como um atendimento que requer pressa e agilidade na solução da demanda apresentada para a manutenção da sobrevivência do usuário. O programa tem como objetivo de acolher, promover e incluir a população com problemas de subsistência do município, encaminhando-a para os programas desenvolvidos pelo poder público. São usuários dos serviços do Plantão Social pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, pelo ciclo de vida, por condições de desvantagem pessoal e/ ou por situações circunstanciais e conjunturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *