25 de fevereiro de 2019

Folia Espaço Trate promove alegria e socialização de crianças autistas

A segunda-feira começou com música, fantasias e diversão para as crianças e famílias atendidas no Espaço Trate, que atua na reabilitação e reintegração de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O órgão, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma programação especial para o público infantil, que trocou as salas do Trate pelo salão de festas do Clube dos Fumicultores.

O espaço foi todo decorado com motivos coloridos e alegres para acolher e encantar os convidados, que se animaram ao som de marchinhas de frevo, tocadas pela Banda de Música do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM/AL).

Recepcionados pela equipe de profissionais do Trate, que também entrou no clima e vestiu a fantasia de mulher maravilha, as famílias participaram da folia, lanche coletivo e e brincadeiras. De acordo com Lidiane Bezerra, gerente do Espaço Trate, a festa integra a programação anual do órgão, que além de entreter, tem finalidade terapêutica e de socialização.

“A proposta do calendário de eventos do Trate é promover a socialização das crianças e o fortalecimento da relação com as famílias. Além disso, possibilitamos a vivência de situações em ambientes que incentivem a diversão com fins terapêuticos”, destacou a gerente.

Entre os foliões, Pedro Henrique, 10 anos, filho da psicopedagoga Edenilce de Oliveira, que também participou da brincadeira e caiu na folia com as outras famílias. “Esse é um dos muitos momentos especiais promovidos pelo Trate, que faço questão de participar, por entender a sua importância para desenvolvimento do meu filho, que há seis anos é atendido pelo espaço”, destacou a mãe.

O  Espaço Trate fica localizado no bairro Cavaco, ao lado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), com atendimentos pelo sistema Único de Saúde (SUS), de segunda a sexta-feira. E conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais da psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicopedagogia.

(Fotos: Samuel Alves)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *