28 de setembro de 2018

Consultora da FGV avalia profissionais da Educação como “motivados e interessados”

A consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eloísa Maia Vidal, que desde fevereiro desenvolve um trabalho de gestão no município de Arapiraca, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, avaliou o desempenho do município nesses meses.

Foto: Genival Silva

Foto: Genival Silva

“A gente percebe que os diretores e equipe pedagógica têm interesse em avançar nos indicadores educacionais e estão motivados a empenhados em traçar estratégias rumo ao IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] 2019”, afirmou Eloísa. A consultora disse ainda que já estudaram a posição de Arapiraca em relação ao Brasil e Alagoas: “sabemos onde estamos e juntos vamos definir onde queremos chegar”.

A docente Sofia Lerche Vieira, que também faz parte da FGV, disse que  avançar no indicador é consequência a partir do momento que você melhora a gestão com foco na aprendizagem dos alunos de toda a Rede. Sobre os próximos passos, Sofia foi enfática ao dizer que “encerraremos em novembro mas trabalho na educação  é todo dia e sempre”.

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O bate papo aconteceu durante a  2ª etapa da Formação Continuada com os gestores escolares e coordenadores das escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil, equipe de supervisão da secretaria e corpo técnico, que acontece nesta sexta-feira (28) no auditório do Planetário.

 

Foto: Genival Silva
Foto: Genival Silva

Formação Continuada

O curso de formação de gestores em Arapiraca foi produzido pela equipe técnica da FGV, de modo a atender aos requisitos estabelecidos na Lei Nº 3.274/2017, que “dispõe sobre a gestão democráticas das instituições de ensino da rede pública do município de Arapiraca”.

Em sintonia com as orientações da Lei de Gestão Democrática, a capacitação tem por base as dimensões administrativa, financeira, pedagógica e relacional, assim como elementos gerais do planejamento e gestão escolar. E, devido à centralidade da avaliação externa na política educacional brasileira contemporânea, a gestão de indicadores.

O primeiro módulo foi aplicado em agosto durante uma capacitação de 40h. O público foi mais restrito, sendo formado apenas pelos diretores e vices das escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil do município.

 

Foto: Genival Silva