13 de agosto de 2018

Gestores escolares iniciam formação em gestão administrativa, financeira, pedagógica e relacional

Diretores e vices das escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil de Arapiraca iniciaram, nesta segunda-feira (13), o curso de formação em gestão administrativa, financeira, pedagógica e relacional. Com duração de 40h, a formação segue até a próxima sexta-feira (17) na escola Mário César Fontes, no bairro Planalto.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

O curso de formação de gestores em Arapiraca foi produzido pela equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de modo a atender aos requisitos estabelecidos na Lei Nº 3.274/2017, que “dispõe sobre a gestão democráticas das instituições de ensino da rede pública do município de Arapiraca”.

Em sintonia com as orientações da Lei de Gestão Democrática, a capacitação tem por base as dimensões acima consideradas, assim como elementos gerais do planejamento e gestão escolar. E, devido à centralidade da avaliação externa na política educacional brasileira contemporânea, a gestão de indicadores.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

“Esse curso tem um direcionamento específico e contempla dimensões que são essenciais para um bom trabalho de um diretor de escola e equipe pedagógica”, garantiu a docente Sofia Lerche. “Nessas 40h oferecemos subsídios importantes para que os diretores escolares e as equipes possam enfrentar o grande desafio que é a aprendizagem de todas as crianças e estudantes jovens e adultos”, afirmou.

O curso será desenvolvido com base no material de apoio distribuído a todos os participantes, mediante a apresentação dos conteúdos propostos, leituras orientadas, trabalhos em grupo e individuais. O ponto de partida e de chegada é o Plano de Gestão Escolar apresentado pelos diretores e vices.

O secretário de Educação, Janeo Melanias, esteve presente e demonstrou sua animação em ter em Arapiraca um pessoal qualificado e do mais alto gabarito, que é a FGV. “Os desafios assustam, as limitações são grandes, mas temos aqui o que tem de melhor no Brasil, então vamos aproveitar”, sugeriu.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves